Concurso PC BA: assinado contrato com banca e edital com 750 vagas já pode sair

Chances para o novo concurso da PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) serão para os cargos de investigador, escrivão e delegado

Fernando Cezar Alves   Publicado em 25/05/2026, às 07h48

Concurso PC BA: sede da PC BA Divulgação

O edital do novo concurso PC BA (Polícia Civil do Estado da Bahia) já pode sair. Acontece que foi publicado, no último sábado, 23 de maio, no diário oficial do estado, o documento de dispensa de licitação, que confirma a assinatura do contrato com a banca organizadora, que será o Instituto AOCP. No último dia 6, o delegado-geral da corporação, André Viana, reforçou que a publicação do edital deve ocorrer ainda em maio.

De acordo com o novo documento, a assinatura do contrato com a banca ocorreu na sexta-feira, 22 de maio, com validade pelo período de 12 meses, prazo necessário para a realização de todos os procedimentos  da seleção, incluindo a publicação do edital, recebimento de inscrições, aplicação das provas e divulgação dos resultados.

Ao todo, a PC BA oferecerá 750 vagas, distribuídas da seguinte forma:

Para todas as carreiras exigirão escolaridade mínima de ensino superior completo.

De acordo com as últimas informações, a aplicação das provas está prevista para ocorrer em setembro, para que os aprovados possam ser nomeados no próximo ano.

Concurso PC BA: veja publicação oficial

RESUMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 015/2026 - SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO/
SUPERINTENDENCIA DE RECURSOS HUMANOS
Processo SEI nº: 009.15718.2026.0017783-37. Objeto: Contratação do Instituto AOCP,
empresa especializada na prestação de serviços técnicos especializados visando à organização e realização de Concurso Público para provimento de vagas para os cargos de Delegado de Polícia Civil, Escrivão de Polícia Civil e Investigador de Polícia Civil do quadro de pessoal da Polícia Civil do Estado da Bahia. Vigência: 12 (doze) meses, a contar da assinatura do Contrato. Valor Global Estimado: R$ 2.940.000,00 (dois milhões, novecentos e quarenta mil reais). Unidade Orçamentária: 09.101; Unidade Gestora: 0010; Ação: 04.122.445.7803; Natureza da Despesa: 3.3.90.39; Destinação de Recurso: 1.501.0.113.000000.00.00.00.
Assinatura: 22.05.2026.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso PC BA ocorreu em 2022, quando foram oferecidas 1.000 vagas, distribuídas por três cargos, todos com exigência de nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi o IBFC.

A distribuição de vagas por cargos foi a seguinte:

A seleção foi composta de três etapas:

A prova objetiva contou com 100 questões, distribuídas da seguinte forma:

Para escrivão e investigador, a prova dissertativa contou com quatro questões, valendo 25 pontos cada. Para delegado foram duas questões de estudo de caso, valendo 25 pontos cada, além de uma peça cautelar de representação ou peça de inquérito policial, valendo 50 pontos.

 

concursos concursos ba (bahia) concursos 2026 provas anteriores