Concurso para guarda de Fortaleza CE: edital com 1.000 vagas em 30 dias

Ofertas do novo edital do concurso para guarda de Fortaleza serão destinadas a candidatos com ensino médio completo

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/03/2023, às 13h01

Divulgação

No estado do Ceará, o novo concurso para guarda de Fortaleza está mais próximo de ser realizado. O prefeito José Sarto afirmou que o edital será publicado em um prazo de até 30 dias.

O anúncio foi feito no último dia 20 de março, durante sanção do projeto de Lei Complementar nº 55/2022, que cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e promove 109 agentes como subinspetores da corporação.

"Hoje, estou sancionando a lei que vai abrir 485 cargos e que vai elevar à categoria de subinspetor 109 agentes. Além disso, também estamos abrindo mil novos cargos da Guarda Municipal de Fortaleza. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias", destacou o prefeito.

O concurso público contará com 1.000 vagas para guarda, sendo 20% reservadas aos negros e 5% às pessoas com deficiência. Interessados deverão possuir ensino médio completo.

Saiba como serão as provas

De acordo com o termo de referência para a contratação da banca, o concurso para guarda de Fortaleza contará com seis etapas:

  1. provas objetivas;
  2. inspeção de saúde e exames toxicológicos;
  3. testes de aptidão física;
  4. avaliação psicológica;
  5. investigação social; e
  6. curso de formação.

A prova objetiva será composta por 100 questões, da seguinte forma:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso para guarda de Fortaleza.

* Notícia útil para o Estado do Ceará. Confira mais informações sobre a região aqui.

concursos publicos concursos ce (ceará) concursos abertos provas anteriores

Sobre Prefeitura Fortaleza

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.