Concurso MPU: Senado aprova PL que altera exigência de escolaridade dos técnicos

Caso projeto seja efetivamente aprovado, o próximo concurso MPU (Ministério Público da União) exigirá nível superior para técnicos

Fernando Cezar Alves   Publicado em 04/05/2023, às 09h42 - Atualizado às 14h22

Concurso MPU: sede do MPU: Google Maps

Ao que tudo indica, o próximo concurso MPU (Ministério Público da União) para a carreira de técnico deve mesmo cobrar formação de nível superior para ingresso. Acontece que foi aprovado, no plenário do Senado Federal, na última quarta-feira, 3 de maio, o Projeto de Lei 2969/22 que altera a escolaridade para ingresso, que passa de ensino médio para nível superior. O texto agora segue para sanção por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta havia sido aprovada, em 25 de abril, pela Comissão de Constituição e Justiça da casa.

A ateração da escolaridade dos técnicos do MPU foi sugerida por parte de emenda da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), aprovada na Câmara dos Deputados em 21 de março.

O Projeto de Lei busca transformar 141 vagas de técnicos do Ministério Público da União em oito cargos de procuradores de justiça e cargos comissionados, no âmbito do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Quando da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), ressaltou que a transformação de cargos do MPU e do CNMP é assunto de interesse próprio dos órgãos, que têm autonomia para promover reorganização interna. “Já a mudança de nível de escolaridade de técnico judiciário para nível superior atende aos modernos avanços tecnológicos e às novas demandas da administração pública e da sociedade, que, cada vez mais, exigem qualificação dos servidores públicos e qualidade superior nos trabalhos realizados”, explicou.

Com a eventual alteração do requisito para técnico, aqueles que já ganham o Adicional de Qualificação (AQ), por terem curso superior e ingressado com a exigência de formação de nível médio, receberão o valor (5% do vencimento básico) na forma de vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI).

Titulações adicionais (especialização, mestrado ou doutorado) com valores maiores de AQ não poderão ser acumuladas com essa VPNI.

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre MPU

O Ministério Público da União é um órgão formado pelo Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal - chefiado pelo Procurador-Geral da República.