Concurso MPU: órgão inicia preparativos para nova seleção

A carreira de policial penal está entre os cargos previstos para o novo concurso MPU (Ministério Público da União)

Fernando Cezar Alves   Publicado em 21/06/2023, às 10h53 - Atualizado às 14h31

Concurso MPU: sede do MPU: Google Maps

Já foram iniciados os preparativos para a realização do novo concurso MPU (Ministério Público da União). O certame já conta com uma comissão preliminar, trabalhando no processo de elaboração do edital, de acordo com publicação do diretor de comunicação social e tecnologia da informação do Sindicato dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU, Adriel Gael, por meio de publicação em suas redes sociais. De acordo com ele, a expectativa é de que, caso o procurador geral da república, Augusto Aras, seja reconduzido ao cargo, em setembro, o edital poderá ser divulgado ainda este ano. A carreira foi oficialmente criada no final de 2022. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

A expectativa é de que o concurso MPU conte com uma oferta de 50 vagas para o cargo de policial institucional, além de formar cadastro reserva de pessoal. Também está em análise a oferta de oportunidades para outras carreiras, como técnicos e analistas.   

A carreira é constituída com base nas polícias parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Concurso MPU: atribuições da carreira

Saiba como foi a última seleção

O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando contou com uma oferta inicial de 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre MPU

O Ministério Público da União é um órgão formado pelo Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal - chefiado pelo Procurador-Geral da República.