Concurso MPU: Augusto Aras confirma seleção para carreira policial em 2023

Concurso MPU (Ministério Público da União) para cargo de polícia do MPU pode beneficar a defesa da Amazônia, segundo Aras

Fernando Cezar Alves   Publicado em 16/12/2022, às 07h42 - Atualizado às 14h08

Concurso MPU: sede do MPU: Google Maps

O concurso MPU (Ministério Público da União) para a nova carreira de policial penal deve ser realizado em 2023. A confirmação foi feita pelo procurador-geral da república, Augusto Aras, na última quinta-feira, 15 de dezembro, durante a 9 Sessão Extraordinária do órgão. Na ocasião, Aras anunciou que o MPU está em fase de conclusão dos estudos para a implantação da nova carreira, que já está autorizada, para a realização do concurso em 2023. A criação do cargo, que vem sendo discutida desde 2020, já havia sido defendida por Aras em outubro.  Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Na ocasião, o procurador-geral  disse que a nova carreira do MPU poderá permitir o aumento das operações, bem como intensificar a presença de procuradores na Amazônia, além de diminuir a necessidade de apoio de outros órgãos da segurança pública, como polícias militares, federal e civil. “Com a aprovação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) há dois anos da Polícia do Judiciário, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pôde facultar à Procuradoria-Geral a criação de uma polícia para a proteção dos membros e servidores do MPU, inclusive dos estados, nas operações. Não será necessário ter que requisitar de estados tantos policiais, e nem desfalcar em demasia as corporações policiais, prejudicando a proteção direta da sociedade”, disse.

Atualmente, o Ministério Público da União possui cerca de mil agentes de segurança concursados, mas sem regramento disciplinar e de atuação análogo ao da polícia judicial.

Concurso MPU : saiba como foi a última seleção

O último concurso MPU ocorreu em 2018, quando contou com uma oferta inicial de 47 vagas imediatas, além de formar cadastro reserva de pessoal. As oportunidades foram para os cargos de analista do MPU – Direito, e técnico, na área de administração. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

No caso de técnico, que pede apenas ensino médio, a remuneração inicial foi de R$ 6.862,72, enquanto para analistas, de nível superior, inicial de R$ 11.259,81.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre MPU

O Ministério Público da União é um órgão formado pelo Ministério Público Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal - chefiado pelo Procurador-Geral da República.