Concurso MPF: publicado regulamento para novo edital de procurador

Concurso MPF (Ministério Público Federal) contará com 20 vagas, com exigência de superior em direito, com R$ 33,6 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 12/09/2022, às 07h02 - Atualizado às 14h30

Concurso MPF: sede do MPF: Google Maps

Mais um passo para  a realização do novo concurso MPF (Ministério Público Federal) para a carreira de procurador. Acontece que foi publicado, nesta segunda-feira, 12 de setembro, no diário oficial da União, o regulamento do certame. Na última semana já haviam sido anunciadas as comissões regionais para a seleção. O processo está em fase de definição do nome da banca organizadora. Somente após a escolha e assinatura do respectivo contrato com a empresa poderá ser definida a data de publicação do edital. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

De qualquer forma, o MPF deve oferecer 20 vagas para o cargo. Para concorrer será   necessário possuir formação de nível superior em direito e três anos de prática forense. A remuneração inicial é de R$ 33.689,11.  

As comissões formadas são para os seguintes estados:

De acordo com o regulamento, o prazo de inscrições será de 30 dias, contando da data de publicação do edital de abertura de inscrições.

A seleção contará com 20% das vagas reservadas para pretos, 10%  para pessoas com deficiência e 5% reservadas para indígenas. 

O regulamento completo da seleção, já indicando o conteúdo programático, pode ser consultado, clicando aqui.

Concurso MPF: saiba como serão as provas

De acordo com o regulamento, a seleção será composta de cinco provas escritas, sendo uma de abrangência geral e quatro subjetivas, sobre os respectivos grupos de disciplinas, além de prova oral e análise de títulos.

Os quatro grupos de disciplinas serão os seguintes:

GRUPO I

GRUPO II

GRUPO III

GRUPO IV

A primeira prova será objetiva, contando com 120 questões, sendo 30 de cada grupo de disciplinas, com duração de cinco horas. Na correção da prova objetiva, as questões terão o mesmo valor, descontando-se o valor de uma resposta certa para cada conjunto de  quatro respostas erradas, em cada parte da prova.

As provas subjetivas, compreendendo uma para cada grupo de disciplinas, serão realizadas em quatro dias consecutivos, com a duração de 4 (quatro) horas para cada prova.

As provas subjetivas constarão de duas partes, estando a primeira reservada à redação de texto consistente numa das seguintes hipóteses:

A segunda parte  será composta de  seis questões dissertativas, distribuídas entre as disciplinas que integram cada um dos grupos.

A primeira parte da prova terá o valor de 40 pontos e a segunda parte o de 60   pontos, sendo de  dez pontos o valor de cada questão.

A aplicação das provas ocorrerá  nas capitais dos estados e no Distrito Federal.

Os títulos contarão com limite de 50 pontos para a classificação final.

 

Saiba como foi a última seleção

O último concurso MPF para procurador ocorreu e 2016, quando foram oferecidas 82 vagas. A seleção teve sua validade prorrogada até julho de 2023. A organização foi feita pelo próprio MPF

As oportunidades foram para os seguintes estados:

A seleção contou com as seguintes etapas:

O conteúdo programático contou com as seguintes disciplinas:

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores