Concurso Ministério da Defesa: José Múcio confirma seleção para servidores
Novo concurso Ministério da Defesa está em pauta para ocorrer apóa a criação de vagas para diversos cargos no quadro próprio
Fernando Cezar Alves Publicado em 28/08/2024, às 13h53
A realização do primeiro concurso Ministério da Defesa para o preenchimento de vagas para servidores voltou a ser confirmada pelo ministro da Defesa, José Múcio, nesta quarta-feira, 28 de agosto, durante evento em comemoração dos 25 anos do Ministério. Vale lembrar que a pasta já confirmou o envio de um pedido ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o preenchimento de nada menos do que 4.601 vagas, em diversos postos que fazem parte do Ministério.
Sobre o concurso Ministério da Defesa, disse o ministro:
"Teremos um concurso para servidores civis da pasta. O Sistema de Defesa Nacional já desperta o interesse acadêmico de muitos profissionais, de diferentes áreas, há muitos anos. O Ministério da Defesa tem seus méritos por unir civis e militares, com suas visões e experiências distintas, na busca por soluções dos problemas do país. Com a criação da carreira, vamos profissionalizar ainda mais o nosso corpo técnico, trazendo pessoas que passarão a compor o quadro de concursados altamente habilitados para os temas tão específicos que tratamos no dia a dia"
Para o quadro próprio de pessoal do Ministério está sendo prevista a oferta de mais 300 vagas.
A distribuição das vagas por instituições é a seguinte:
- ITA/Comando da Aeronáutica – 95 Mag. Federal e 172 C&T
- Administração Central/ Ministério da Defesa – 29 cargos PGPE
- Comando da Marinha – 298 cargos C&T
- Comando da Marinha – 269 cargos PCCTM
- Comando da Marinha – 101 cargos Mag. Federal
- Comando da Marinha – 1.084 cargos PGPE
- Comando da Marinha – Caixa de Construções – 33 cargos PGPE
- Fund. Osório/ Comando do Exército – 26 cargos de Mag. Federal (EBTT) e 19 PGPE
- Comando do Exército – 226 cargos PCCTM
- Comando do Exército – 476 cargos PGPE Saúde
- Comando do Exército – 14 Cargos Mag. Superior
- Comando do Exército – 169 cargos Mag EBTT
- Comando do Exército – 304 cargos C&T
- Comando da Aeronáutica – 595 cargos C&T
- Comando da Aeronáutica – 40 cargos PGPE
- Comando da Aeronáutica – 11 cargos PGPE
- Hospital das Forças Armadas – 640 cargos PCCHFA e PGPE
No caso do quadro próprio, as 300 vagas previstas são para os seguintes cargos:
- analista de defesa
- assistente de defesa
- especialista em defesa
A proposta legislativa para a criação das vagas vem sendo discutida desde 2023 entre o ministro da Defesa, José Múcio,e a ministra da Gestão, Esther Dweck.
Atualmente, os servidores que atuam na pasta são emprestados de outras instituições, como o Exército, Marinha e Aeronáutica.
O Ministério conta com aproximadamente 250 servidores cedidos de outros órgãos atualmente, que precisam ser reencaminhados aos postos de origem.
Concurso Ministério da Defesa: seleção em andamento para o Censipam
O último concurso Ministério da Defesa ainda está em andamento, para o preenchimento de 60 vagas temporárias no Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia)
As inscrições foram recebidas até 29 de maio, para os seguintes cargos:
Nível médio:
- técnico de apoio (1 vaga).
Nível técnico:
- técnico em recursos naturais e análise ambiental (5).
- técnico em meteorologia e climatologia (1).
Nível superior:
- analista gerencial — recursos naturais e análise ambiental (20);
- analista gerencial — meteorologia e climatologia (8);
- analista gerencial — tecnologia da informação (12);
- analista gerencial — engenharia elétrica (1);
- analista intelectual — formação em qualquer área do conhecimento (12)