Marinha inscreve para 105 postos de nível superior

Para candidatar-se é necessário ser do sexo masculino e ter menos de 29 anos no 1° dia do ano de 2015

Carolina Pera   Publicado em 31/07/2014, às 14h50

A Diretoria de Ensino da Marinha inscreve para concurso público de ingresso aos quadros complementares oficiais da Marinha. Os postos são para oficias da armada e fuzileiros navais.

Para candidatar-se é necessário ser do sexo masculino, ter menos de 29 anos no 1° dia do ano de 2015 e possuir ensino superior.

As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de setembro, por meio dos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A taxa é de R$ 45.

As 82 vagas para o quadro de oficiais da armada são para as seguintes habilitações: eletrônica (ciências náuticas), eletrônica (engenharia: da computação, de controle e automação, de telecomunicações, elétrica e eletrônica), máquinas (ciências náuticas), máquinas (engenharia: aeronáutica, ambiental e sanitária, civil, bioprocessos, cartográfica e de agrimensura, engenharia de controle e automação, fortificação e construção, materiais, minas, petróleo, produção, elétrica, mecânica, mecânica de veículos militares, metalúrgica, naval, nuclear e química), sistemas de armas (ciências náuticas), sistemas de armas (engenharia: de computação, de controle e automação, elétrica, eletrônica, mecânica de armamentos e de telecomunicações).

Já o quadro complementar de oficiais fuzileiros navais conta com 23 oportunidades nas seguintes áreas: eletrônica (engenharia: de computação, de controle e automação, elétrica, eletrônica e de telecomunicações), máquinas (engenharia: aeronáutica, ambiental e sanitária, civil, bioprocessos, cartográfica e de agrimensura, controle e automação, fortificação e construção, de materiais, de minas, de petróleo, de produção, elétrica, mecânica, mecânica de veículos militares, metalúrgica, naval, nuclear e química), sistema de armas (engenharia: de computação, de controle e automação, elétrica, eletrônica, mecânica de armamentos e de telecomunicações).

A fase inicial da seleção consiste em prova escrita de conhecimentos profissionais, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física e verificação de dados biográficos.

O teste escrito conterá 50 questões, as quais deverão ser concluídas em até quatro horas.

O candidato aprovado e classificado fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO) no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), Rio de Janeiro.


APOSTILAS PARA CONCURSOS - CLIQUE AQUI.

Sobre Marinha - Marinha do Brasil

Marinha do Brasil pertence as Forças Armadas do Brasil e é responsável por conduzir operações navais. É a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior da América, depois da Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha esteve envolvida na guerra de independência do Brasil. Por volta de 1880, a Armada Imperial Brasileira era a mais poderosa da América do Sul. Após a rebelião naval de 1893, houve um hiato em seu desenvolvimento, até 1905, quando o Brasil adquiriu dois dos dreadnoughts mais poderosos e avançados da época, o que provocou uma corrida armamentista naval com as nações vizinhas, sobretudo a Argentina e Chile. A Marinha do Brasil participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial, participando de patrulhas anti-submarinos no Atlântico.