Concurso do INSS: locais de prova em Guarulhos já podem ser consultados

Originalmente agendada para 27 de novembro, aplicação no município acabou cancelada após confusão no local de exame do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

Samuel Peressin   Publicado em 06/12/2022, às 13h43 - Atualizado às 13h49

Pedro França/Agência Senado

Os candidatos que concorrem às vagas da Gerência Executiva de Guarulhos, em São Paulo, já podem conferir os locais onde farão a prova do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A consulta deve ser realizada por este link, inserindo CPF. A avaliação objetiva foi remarcada para o próximo domingo (11), com início às 14h e encerramento às 17h30.

Originalmente agendada para 27 de novembro, a prova ocorreu em mais de 100 municípios espalhados pelos 26 estados e o Distrito Federal. Em Guarulhos, no entanto, o exame acabou cancelado após confusão e atraso no local de aplicação. 

Nas redes sociais, candidatos que realizariam a prova na Universidade de Guarulhos (UnG) relataram problemas variados, como ausência de cadernos de exame, desorganização no ensalamento e falta de informações por parte dos fiscais.

Em comunicado, o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), responsável pelo certame, informou que a aplicação "foi inviabilizada por intercorrências no local", mas sem explicar qual foi o problema. 

A banca também afirmou que o episódio não compromete a continuidade do concurso para os candidatos das demais localidades, uma vez que a concorrência é segmentada por Gerência Executiva.

Para os participantes que realizaram a prova objetiva em 27 de novembro, a consulta ao gabarito já está disponível (clique aqui para ter acesso às respostas). O prazo para interposição de recursos ficou aberto até 2 de dezembro.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca pelos telefones 0800 722 1125 e (61) 3448-0100, além do e-mail inss@cebraspe.org.br.

Ofertas do concurso do INSS

Estão em disputa 1.000 vagas imediatas para técnico do seguro social espalhadas pelos 26 estados e o Distrito Federal — haverá também formação de cadastro reserva para 2.373 oportunidades. No total, a seleção registrou 1.023.494 inscritos.

Opção para quem possui ensino médio, a carreira tem salário que pode chegar a R$ 5.905,79, já inclusas gratificações e auxílio-alimentação. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

As oportunidades estão distribuídas por 97 Gerências Executivas do INSS. Os aprovados poderão ser lotados em quaisquer agências do órgão pertencentes à regional escolhida no momento da inscrição.

O estado do Rio de Janeiro concentra a maioria das ofertas, com 191 postos. Em segundo lugar aparece São Paulo (138 vagas), seguido por Minas Gerais (122). Confira, a seguir, a divisão completa (por ordem alfabética):

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do INSS

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Sobre INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal com sede em Brasília (DF), vinculada ao Ministério da Previdência e do Trabalho, tem por finalidade promover o reconhecimento de direito ao recebimento de benefícios administrados pela Previdência Social, assegurando agilidade, comodidade aos seus usuários e ampliação do controle social. O INSS é responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e outros benefícios para aqueles que adquirirem o direito a estes benefícios segundo o previsto em lei. Compete ao INSS a operacionalização do reconhecimento dos direitos da clientela do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que atualmente abrange mais de 40 milhões de contribuintes.

O INSS possui em seu quadro administrativo quase 40.000 servidores ativos, lotados em todas as regiões do país, que atendem presencialmente mais de quatro milhões de pessoas. Conta com cerca de 1.200 unidades de atendimento, as chamadas Agências da Previdência Social (APS), presentes em todos os Estados da Federação. Trata-se de um mecanismo democrático, que ajuda a minimizar as desigualdades sociais. A renda transferida pela Previdência é utilizada para assegurar o sustento do trabalhador e de sua família quando ele perde a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou idade avançada. O INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira. É nesse contexto e procurando preservar a integridade da qualidade do atendimento a essa clientela que o instituto vem buscando alternativas de melhoria contínua, com programas de modernização e excelência operacional, ressaltando a maximização e otimização de resultados e de ferramentas que fundamentem o processo de atendimento ideal aos anseios da sociedade em geral.

O INSS tem a seguinte estrutura organizacional: órgãos de assistência direta e imediata ao presidente (Gabinete; Assessoria de Comunicação Social; Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica; Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Instituto Nacional do Seguro Social), órgãos seccionais (Procuradoria Federal Especializada; Auditoria-Geral; Corregedoria-Geral; Diretoria de Orçamento, Finanças e Logística; e Diretoria de Gestão de Pessoas), órgãos específicos singulares (Diretoria de Benefícios; Diretoria de Saúde do Trabalhador; e Diretoria de Atendimento) e unidades descentralizadas: (Superintendências-Regionais; Gerências-Executivas; Agências da Previdência Social; Procuradorias-Regionais; Procuradorias-Seccionais; Auditorias-Regionais; e Corregedorias-Regionais).

Processo seletivo Natura está com inscrições abertas

Stellantis, Heineken, Seara, dentre outros! Confira os principais processos seletivos desta sexta

PIS/Pasep: consulta ao benefício será disponibilizada no início da semana; veja como fazer