Concurso INEA RJ: comissão para 150 vagas de níveis médio e superior sofre alterações

Concurso Inea RJ (Instituto do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro) será para cargos de níveis médio, técnico e superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 30/07/2026, às 08h33

Concurso Inea RJ sede do Inea RJ divulgação

O próximo concurso INEA RJ (Instituto do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro) segue em preparação. O certame conta com mudanças na comissão organizadora, de acordo com documento publicado nesta quinta-feira, 30 de julho, no diário oficial do estado. O processo segue em fase de definição da banca organizadora. Após a escolha da empresa e a assinatura do respectivo contrato poderá ser confirmada a data precisa de publicação do edital. A expectativa é dar início ao certame ainda em agosto.

As bancas na disputa são as seguintes:

Ao todo, o INEA RJ contará com uma oferta de 150 vagas, distribuídas por diversos cargos, de níveis médio, técnico e superior.

A distribuição será feita da seguinte forma:

Concurso INEA RJ: veja publicação oficial

INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE

ATO DA PRESIDENTE

PORTARIA INEA Nº 1548 DE 27 DE JULHO DE 2026

ATUALIZA A COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PARA PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE.

A PRESIDENTE DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE (INEA),no uso das atribuições, previstas na Lei 5.101, de 04 de outubro de2007, no Decreto Estadual 48.690, de 14 de setembro de 2023, e conforme ciência do Conselho Diretor deste Instituto, em reunião realizada no dia 13 de julho de 2026, processo administrativo SEI-070002/023609/2025, e

CONSIDERANDO:- a necessidade da recomposição do quadro permanente deste Instituto;- que o mais recente concurso público foi realizado no ano de 2013;e- o art. 37 da Constituição Federal, os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, bem como as normas estaduais específicas de gestão de pessoal e concursos públicos.

R E S O LV E :

Art. 1º -Atualizar a composição da comissão para planejamento de concurso público para provimento de cargos efetivos do Instituto Estadual do Ambiente.

Art. 2º -Designar Alessandra Assunção Alves Brito dos Santos, id.funcional 43514529, como Coordenadora, Vanessa Guerra Peixotodos Santos, id. funcional 44612419, Aliana Tavares Freitas Pereira, id.funcional 44272324, Ingrid Rosa do Espírito Santo, id. funcional4359385-2 e Carlos Alberto Couto da Silva Junior, id. funcional4347782-8.

Art. 3º -A comissão será responsável por:

I -definir o perfil do concurso, determinando os cargos e número devagas;

II -elaborar documentos técnicos;

III -apoiar à contratação da banca organizadora;

IV -acompanhar a execução do contrato com a banca organizadora;

V -fiscalizar o cumprimento das cláusulas contratuais, garantindo lisura e transparência;

VI -analisar e aprovar minutas de comunicados e documentos relacionados às etapas do concurso;

VII -garantir acesso público às informações e assegurar o cumprimento dos princípios da publicidade e impessoalidade;

VIII -elaborar relatórios parciais e finais sobre os trabalhos realizados;e

IX -apresentar resultados e recomendações ao dirigente máximo doórgão.

Art. 4º -Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação,revogadas as disposições em contrário, em especial a PortariaINEA/PRES nº 1.463 de 18 de novembro de 2025.

Rio de Janeiro, 27 de julho de 2026

DENISE MARÇAL RAMBALDI

Presidente

Saiba como foi a última seleção

O último concurso INEA RJ ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 86 vagas, para cargos de níveis médio técnico, tecnólogos e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No caso de ensino médio, a distribuição foi a seguinte:

Para tecnólogos foi oferecida uma vaga na área de gestão ambiental

Por fim, para nível superior:

A seleção contou com as seguintes etapas:

O conteúdo programático versou sobre:

 

concursos concursos 2026 concursos rj (rio de janeiro) provas anteriores