Concurso do IBGE abre vagas de nível médio em 15 estados; veja como concorrer

Chances no concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são para agente censitário (municipal e supervisor). Contratados vão trabalhar no Censo Demográfico 2022

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 25/05/2022, às 09h37 - Atualizado em 26/05/2022, às 13h09

Agência IBGE

O Diário Oficial da União trouxe nesta quarta-feira (25) mais um edital de concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para contratação de 220 profissionais com nível médio que trabalharão no Censo Demográfico em 15 estados. Na terça-feira (24), o órgão já havia aberto seleção com 133 oportunidades.

O processo seletivo iniciado hoje oferece 164 postos para agente censitário supervisor e 56 para agente censitário municipal, com vencimentos de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. Os servidores também receberão auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário.

+ Baixe o edital da seleção

Há vagas na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins (veja aqui as cidades contempladas). Os contratos terão duração de cinco meses, podendo ser prorrogados.

Gratuitas, as inscrições para o concurso do IBGE serão recebidas até 1º de junho, mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.ibge.gov.br. A avaliação dos candidatos ocorrerá por meio de análise de títulos, com base nas informações apresentadas durante o cadastro. Os critérios de pontuação são os seguintes:

A divulgação do resultado final está prevista para 20 de junho. Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações por meio do telefone 0800 721 8181 e do e-mail ibge@ibge.gov.br.

Quase 210 mil vagas para o Censo

O concurso do IBGE para realização do Censo Demográfico 2022 preencherá, ao todo, 209 mil vagas distribuídas entre diversos editais. Três bancas aplicaram as provas. São elas:

Os editais sob responsabilidade da FGV têm chances para recenseador (183.100 vagas), agente censitário supervisor (18.420) e agente censitário municipal (5.500).

Já o Idecan conduz o processo seletivo para funções de agente censitário de pesquisas por telefone (180) e supervisor censitário de pesquisas e codificação (12).

O IBFC, por sua vez, organiza a seleção para funções de agente censitário de administração e informática (1.781) e coordenador censitário de área (31).

Paralelamente, o IBGE vem realizando nos últimos meses diversos processos seletivos complementares para suprir vagas nas localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de postos disponíveis. Entre os cargos já ofertados estão:

Coleta

Com início programado para 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022 será o 13º realizado no Brasil. Segundo o IBGE, os recenseadores vão visitar mais de 70 milhões de domicílios espalhados pelos 5.570 municípios brasileiros.

Desde 1872, ano da sua primeira edição, a pesquisa é responsável por retratar detalhes minuciosos sobre as condições de vida da população em todo o território nacional, servindo de base para diversas políticas públicas.

Entenda a importância do Censo Demográfico

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições e cronograma, na página do concurso do IBGE

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais