Concurso IBGE cancelado? Entenda a suspensão das provas para recenseador

As provas do concurso IBGE para recenseador e agente censitário estavam, inicialmente, marcadas para os dias 18 e 25 de abril

Redação   Publicado em 06/04/2021, às 13h47

Divulgação

Na manhã desta terça-feira (06), foi anunciada a suspensão das provas do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 204.307 vagas temporárias de recenseadores e agentes censitários. Segundo o órgão federal, a suspensão dos exames foi realizada devido ao corte de 96% do orçamento destinado para a realização do Censo Demográfico 2021. 

Inicialmente, estava previsto no orçamento do governo uma verba de R$ 2 bilhões para o IBGE fazer o Censo. Mas os projeto de lei do Orçamento da União reduziu a cota para R$ 71 milhões.

Em nota, o IBGE relata que apesar da suspensão das provas, o processo seletivo não foi cancelado. Além disso, o instituro informou que avaliará, junto com o Cebraspe, a banca organizadora do certame, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

As provas do concurso IBGE estavam agendadas para serem feitas nos dias 18 e 25 de abril. Ainda não há previsão de quando as avaliações serão marcadas novamente.

Concurso IBGE: ofertas do edital

Estão em disputa 181.898 postos para recenseador, 16.959 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. A primeira carreira é opção para quem possui nível fundamental, enquanto as duas últimas são voltadas a candidatos com ensino médio.

O processo seletivo é organizado pelo Crebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do IBGE

concursos concursos publicos

Leia também

Concurso IBGE: provas para 204 mil vagas são suspensas; entenda
Concurso IBGE encerra hoje inscrições para 325 vagas; saiba detalhes
Concurso IBGE: edital para 312 vagas atrasa e fica sem nova previsão
Concurso IBGE: editais para o Censo Demográfico poderão ser cancelados ?
Concurso IBGE: inscrições para 6,1 mil vagas terminam hoje

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais