Concurso do Ibama: DF concentra a maioria das vagas do edital; veja números

Com inscrições a partir desta quarta-feira (1º), concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) preencherá 568 vagas em todo o Brasil

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/11/2021, às 14h22 - Atualizado às 14h36

Divulgação

O novo concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que acaba de ter o edital publicado, abre inscrições nesta quarta-feira (1º) para centenas de vagas espalhadas por todo o Brasil.

Dos 568 postos em disputa, o Distrito Federal concentra a maior parte: são 233 oportunidades, das quais 97 para técnico e 136 para analista, carreiras que exigem, respectivamente, níveis médio e superior de ensino.

Em segundo lugar aparece o Pará, com 65 vagas, seguido por Mato Grosso (30), Amazonas (25), Maranhão (20), Rondônia (20), Acre (15), Roraima (15), Rio Grande do Sul (15) e Tocantins (15). Os demais estados oferecem 5 ou 10 oportunidades cada. 

No total, o edital disponibiliza 432 postos para o cargo de técnico ambiental, com salário de R$ 4.063,34 e exigência de nível médio, e 136 oportunidades para analista, função que paga R$ 8.547,64 e requer curso superior.

As vagas para analista são todas para trabalhar no Distrito Federal. Há ofertas em quatro especialidades:

No caso dos postos para técnico, eles estão distribuídos entre os 26 estados e o Distrito Federal. Confira, a seguir, o número de vagas de cada localidade:

Como se inscrever

As inscrições para o concurso do Ibama serão recebidas até as 18h de 20 de dezembro, mediante a realização de cadastro no site https://www.cebraspe.org.br/. As taxas de participação custam:

O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por dois canais de comunicação:

Concurso do Ibama: o que vai cair nas provas?

As avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para 30 de janeiro do ano que vem. A primeira cobrará a resolução de 120 questões do tipo "certo" ou "errado", enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação com até 30 linhas.

O conteúdo programático engloba:

A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o edital, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Ibama

concursos autorizados concursos abertos concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso ICMBio: sai edital para técnico e analista; veja detalhes
Concurso Telebras: tudo o que você precisa saber sobre o edital com 1.181 vagas
Concurso CGU: edital previsto para sair até a próxima semana
Concurso INSS: seleção segue em pauta para o próximo ano
Concurso TCU abre inscrições para auditor; saiba como participar

Sobre Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

O Ibama tem como principais atribuições: exercer o poder de polícia ambiental; executar ações das políticas nacionais de meio ambiente, referentes às atribuições federais, relativas ao licenciamento ambiental, ao controle da qualidade ambiental, à autorização de uso dos recursos naturais e à fiscalização, monitoramento e controle ambiental; e executar as ações supletivas de competência da União de conformidade com a legislação ambiental vigente.” (NR). Conforme Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007. Cabe ao Ibama propor e editar normas e padrões de qualidade ambiental; o zoneamento e a avaliação de impactos ambientais; o licenciamento ambiental, nas atribuições federais; a implementação do Cadastro Técnico Federal; a fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas; a geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente; o monitoramento ambiental, principalmente no que diz respeito à prevenção e controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais; o apoio às emergências ambientais; a execução de programas de educação ambiental; a elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais; dentre outros. Para o desempenho de suas funções, o Ibama poderá atuar em articulação com os órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios integrantes do Sisnama e com a sociedade civil organizada, para a consecução de seus objetivos, em consonância com as diretrizes da política nacional de meio ambiente.