Concurso DPE RJ: nova seleção para defensor deve ser votada em fevereiro
Concurso DPE RJ (Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro) é destinado a quem possui formação de nível superior em direito
Fernando Cezar Alves Publicado em 21/01/2026, às 12h03
A realização de um novo concurso DPE RJ (Defensoria Públicado do Estado do Rio de Janeiro) está em pauta, para o cargo de defensor de justiça. A seleção deve ser votada na próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 6 de fevereiro, conforme anunciado no último dia 16 de janeiro, pelo novo defensor público geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão. No entanto, ainda não há uma previsão de quando o edital poderá ser publicado.
A expectativa que, uma vez aprovada a realização do concurso DPE RJ, seja confirmada a oferta de vagas. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica. A remuneração inicial, atualmente, é de R$ 34.279,28.
Como atividade jurídica são considerados:
- I – o efetivo exercício de advocacia, inclusive pro bono, mediante a participação anual mínima em cinco atos privativos de advogada(o), em causas ou questões distintas;
- II – o exercício de estágio de Direito devidamente credenciado e reconhecido por lei, pelo prazo de dois anos;
- III – o exercício de cargo, emprego ou função que exija bacharelado em Direito;
- IV – o exercício de cargo, emprego ou função que proíba o exercício da advocacia.
Parágrafo único. O prazo da comprovação de que trata esse artigo poderá, a critério da Comissão do Concurso, ser prorrogado até a data da posse.
Concurso DPE RJ; saiba como foi a última seleção
O último concurso DPE RJ, realizado em 2023, contou com uma oferta de 26 vagas. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A seleção contou com as seguintes etapas:
- provas dissertativas;
- prova oral;
- análise de títulos.
A prova objetiva contou com 90 questões, distribuída por três blocos.
Posteriormente, o cetame contou com as seguintes etapas:
- três provas dissertativas
- prova oral
- análise de títulos