Concurso DPE PI: publicado regulamento para primeira seleção de servidores

Novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) deve ser realizado no decorrer dos próximos meses

Fernando Cezar Alves   Publicado em 30/05/2023, às 10h42 - Atualizado às 14h23

Concurso DPE PI: sede do DPE PI: Google Maps

O primeiro concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) já conta com regulamento publicado. A liberação ocorreu no diário oficial do estado desta terça-feira, 30 de maio. O documento já havia sido aprovado no último dia 5, durante sessão do Conselho Superior do órgão. Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Por enquanto, a DPE PI não definiu a oferta de vagas, bem como cargos que serão contemplados, detalhes que deverão ser anunciados em breve. Porém, a expectativa é de que a seleção conte com oportunidades de analistas, com necessidade de nível superior. Após efetivamente autorizado poderão ser iniciados os preparativos para elaboração do edital e escolha da banca, para que seja anunciada alguma previsão mais precisa de quando efetivamente o edital poderá ser divulgado.

O documento antecipa que a seleção será para preenchimento imediato de vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal. Ao todo serão destinadas 10% das oportunidades para portadores de deficiência.

A Defensoria Pública do Piauí somente obteve autonomia administrativa em 2016 e, desde então, realizou concurso público somente para a carreira de defensores. Desta forma, a primeira seleção para servidores é considerada imprescindível para garantir o bom desempenho das funções inerentes ao órgão.

Concurso DPE PI: saiba como será a seleção

Para o cargo de analista, a seleção contará com provas objetivas e discursivas, enquanto para as demais carreiras haverá apenas provas objetivas.

Também já está certo que a prova objetiva contará com as seguintes disciplinas:

Saiba como foi a última seleção

O último concurso DPE PI ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 5 vagas para o cargo de defensor público. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

Para concorrer foi necessário possuir curso superior em direito, experiência mínima de três anos em atividade jurídica e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A remuneração inicial, na ocasião, foi de R$ 23.152,30.

A seleção contou com cinco etapas, da seguinte forma:

concursos concursos pi (piauí) concursos 2024 provas anteriores