Concurso DPE PI: aprovado regulamento para novo edital

Novo concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) está em pauta e pode ser realizado nos próximos meses

Fernando Cezar Alves   Publicado em 06/05/2023, às 10h27 - Atualizado em 08/05/2023, às 14h10

Concurso DPE PI: sede do DPE PI: Google Maps

O concurso DPE PI (Defensoria Pública do Estado do Piauí) já conta com regulamento oficial. O documento foi aprovado na última sexta-feira, 5 de maio, durante sessão do Conselho Superior do órgão. Desta forma, deve ser publicado em diário oficial no decorrer dos próximos dias. A seleção é aguardada desde janeiro, quando anunciada no plano estratégico da defensoria.  

Por enquanto, a DPE PI não definiu a oferta de vagas, bem como cargos que serão contemplados, detalhes que deverão ser anunciados em breve. É importante ressaltar que este deve ser o primeiro certame para servidores efetivos. No entanto, somente após efetivamente autorizado poderão ser iniciados os preparativos para elaboração do edital e escolhda banca, para que seja anunciada alguma previsão mais precisa de quando efetivamente o edital poderá ser divulgado.

De acordo com o planejamento divulgado em janeiro, "rendimento e produtividade estão relacionados diretamente com motivação, capacitação e desenvolvimento de habilidades.

Para isso, consideram ser necessária a realização de concursos públicos para defensores e servidores, além de assegurar a adequada recomposição salarial.

A Defensoria Pública do Piauí somente obteve autonomia administrativa em 2016 e, desde então, realizou concurso público somente para a carreira de defensores. Desta forma, a primeira seleção para servidores é considerada imprescindível para garantir o bom desempenho das funções inerentes ao órgão. 

Concurso DPE PI: saiba como foi a última seleção

O último concurso DPE PI ocorreu em 2021, quando foram oferecidas 5 vagas para o cargo de defensor público. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

Para concorrer foi necessário possuir curso superior em direito, experiência mínima de três anos em atividade jurídica e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A remuneração inicial, na ocasião, foi de R$ 23.152,30.

A seleção contou com cinco etapas, da seguinte forma:

 

concursos concursos pi (piauí) concursos 2024 provas anteriores