Concurso DGAP GO: edital para 1.600 vagas de policial penal pode ficar para 2024

O novo concurso da DGAP GO (Diretoria-Geral da Administração Penal de Goiás) será destinada a candidatos com ensino superior completo

Fernando Cezar Alves   Publicado em 23/09/2023, às 08h46

Concurso DGAP GO: sede da DGAP GO

O edital do novo concurso DGAP GO (Diretoria-Geral da Administração Penal de Goiás) para o preenchimento de 1.600 vagas de policial penal pode ser publicado no decorrer de 2024. A expectativa inicial era de liberação ainda em 2023. Porém, de acordo com as últimas informações, o processo ainda está em fase inicial de elaboração e pode ficar para o próximo ano. A expectativa inicial era de 726 postos. No entanto, no final de agosto, o o presidente do SINSEP GO (Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás), Maxsuell Miranda das Neves, afirmou que o edital foi autorizado com 1.600. O quantitativo agora também foi confirmado em uma troca de mensagens entre o deputado Eduardo Prado (PL) e a chefe de gabinete Márcia Freire Dantas Coutinho. 

Mesmo com a publicação do edital ocorrendo em 2024, nada impede que a autorização do concurso DGAP GO seja efetivamente publicada no decorrer das próximas semanas, ainda em 2023. Por determinação do juiz Gustavo Dalul Faria, da 2ª Vara da Fazenda Pública,  um cronograma preliminar deve ser definido até o início de outubro.

A carreira de policial penal exige escolaridade mínima de ensino superior completo. A remuneração inicial, atualizada, é de R$ 5.800.

Saiba como foi a última seleção

O próximo concurso DGAP GO para a carreira de policial penal será o primeiro com esta denominação. O último certame, realizado em 2019, ainda foi com o nome de agente de segurança penitenciária. A oferta foi de 500 vagas e a banca organizadora foi o Instituto Iades.

A seleção foi composta das seguintes etapas:

A prova objetiva contou com 60 questões da seguinte forma:

A parte de conhecimentos gerais contou com peso 1 e a de conhecimentos específicos, com peso 2.

A prova discursiva contou com elaboração de texto dissertativo ou descritivo, com extensão mínima de 20 a 30 linhas, com base em tema formulado pela banca, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

concursos concursos go (goiás) concursos 2024 provas anteriores