Concurso Detran RJ deve oferecer 522 vagas, com edital até dezembro, segundo presidente
Concurso Detran RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro) deve ser realizado para a substituição de terceirizados
Fernando Cezar Alves Publicado em 26/08/2025, às 09h22
Boa notícia para quem pretende participar do próximo concurso Detran RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). Acontece que, durante entrevista ao Podcast do Bebezão, o presidente do Detran, Vinicius Farah, anunciou que o certame deve contar com um total de 522 vagas, além de formar cadastro reserva de pessoal, com edital previsto para ser publicado até dezembro. O certame já conta com comissão formada, com alterações realizadas em fevereiro. Novas informações sobre o certame deverão ser divulgadas no decorrer das próximas semanas.
Atualmente, a comissão trabalha no processo de distribuição das vagas por cargos e, somente após este processo, poderá ser iniciada a elaboração do edital e, posteriormente, a escolha da banca responsável pela aplicação das provas. Somente após a assinatura do contrato com a escolhida poderá ser confirmada a data precisa de início da seleção.
Durante a entrevista, disse o presidente do Detran:
“Nós vamos fazer o concurso público em dezembro. Um concurso com 552 vagas, mais quadro de reserva. Ou seja, é um concurso robusto, grande, não é aqueles concursos que às vezes as pessoas fazem só para ganhar eleição, né? É um concurso de verdade para todas as áreas do Detran"
O objetivo do certame é substituir pessoal contratado em regime temporários por pessoal efetivo.
Concurso Detran RJ: saiba como foi a última seleção
O último concurso Detran RJ ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 800 vagas para a carreira de assistente técnico, com exigência de ensino médio.A banca organizadora foi a CKS Serviços.
As oportunidades foram distribuídas pelas seguintes áreas:
- área de trânsito - 430 vagas
- área administrativa - 112 vagas
- identificação civil - 222 vagas
- técnicos de informática - 36 vagas.
A seleção foi composta de prova objetiva e redação, ambas de caráter eliminatório. A parte objetiva contou com um total de 50 questões.
concursos concursos 2025 concursos rj (rio de janeiro) provas anteriores