Concurso da PC DF: escolha da banca organizadora entra na fase final
O concurso da PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) contará com ofertas para os cargos de agente de custódia e delegado, que requerem nível superior
Patricia Lavezzo Publicado em 22/08/2023, às 09h21 - Atualizado às 09h33
Boa notícia para o concurso da PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) para os cargos de agente de custódia e delegado: o processo de escolha da banca organizadora já está na fase final. A informação foi passada pelo delegado-geral da PC DF, Robson Candido, em resposta a seguidores da sua rede social. Confira abaixo:
Vale lembrar que em março deste ano o delegado-geral havia afirmado, através de suas redes sociais, que os editais para as carreiras de delegado e agente de custódia deveriam sair no prazo de 90 dias, o que não ocorreu.
Além disso, Robson Cândido informou número menor de vagas para a carreira de delegado, no total de 80 ofertas – 40 imediatas e 40 para cadastro reserva. Lembrando que a autorização do concurso contava com o total de 150 vagas para delegado.
Desta forma, a Corporação deve contar com uma oferta de 230 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos:
- delegado – 40 vagas imediatas e 40 cadastro reserva;
- agente de custódia – 50 vagas imediatas e 100 cadastro reserva.
Para concorrer ao cargo de delegado é necessário possuir formação de nível superior em direito, além de três anos de atividade jurídica e carteira de habilitação (CNH) a partir da categoria "B". A remuneração inicial da carreira é de R$ 18.177,32. Como benefícios, os servidores contarão com auxílio-alimentação de R$ 458, auxílio-creche e auxílio plano de saúde. Para agentes, exigência é de nível superior.
Saiba como será o concurso para delegado
No concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal para o cargo de delegado, de acordo com o regulamento oficial publicado em 27 de maio de 2022, a seleção contará com as seguintes etapas:
- prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e
classificatório; - prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
- prova oral de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;
- avaliação biopsicossocial para os candidatos que solicitarem concorrer às vagas
reservadas às pessoas com deficiência; - exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;
- prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
- avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e
- sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.
A prova objetiva será constituída das seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo e Legislação Complementar;
- Direito Constitucional e Legislação Complementar;
- Direito Civil/Empresarial e Legislação Complementar;
- Direito Penal e Legislação Complementar;
- Direito Tributário e Legislação Complementar;
- Direito Processual Civil e Legislação Complementar;
- Direito Processual Penal e Legislação Complementar; e
- Direito Ambiental e Legislação Complementar.
A prova discursiva envolverá obrigatoriamente a elaboração de uma peça relativa
à atividade de polícia judiciária, sem prejuízo de outras questões, onde se avaliará o
conhecimento do candidato relacionado aos seguintes temas:
- Direito Administrativo e Legislação Complementar;
- Direito Constitucional e Legislação Complementar;
- Direito Penal e Legislação Complementar;
- Direito Processual Penal e Legislação Complementar;
- Direito Tributário e Legislação Complementar;
- Direito Civil/Empresarial e Legislação Complementar; e
- Direito Ambiental e Legislação Complementar
De acordo com o regulamento, na prova discursiva, também serão avaliados o uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa e a capacidade de expressão na modalidade escrita.
Já a prova oral será sobre as seguintes disciplinas:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Penal; e
- Direito Processual Penal.
Segundo o documento, também será avaliada a argumentação do candidato
Concurso PC DF: saiba como foi a última seleção
O último concurso PC DF para a carreira de delegado ocorreu em 2014, quando foram oferecidas 100 vagas. A banca, na ocasião, foi a Fundação Universa. A seleção contou com as seguintes etapas:
- provas objetivas;
- provas discursivas;
- perícia para os candidatos portadores de deficiência;
- exames biométricos e avaliação médica;
- prova de capacidade física;
- sindicância da vida pregressa e investigação social;
- prova oral;
- avaliação psicológica; e
- análise de títulos.
A prova objetiva contou com 200 pontos, para respostas do tipo certo ou errado, sobre as seguintes disciplinas:
- direito administrativo;
- direito constitucional;
- direito civil/empresarial;
- direito processual civil;
- direito penal;
- direito processual penal;
- direito tributário; e
- direito ambiental.
+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso da PC DF.
* Notícia útil para o Distrito Federal. Confira mais informações sobre a região aqui.
concursos publicos concursos df (distrito federal) concursos 2025 provas anteriores