Concurso da CVM: registrados avanços internos para novo edital

O concurso da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ofertará 60 vagas para cargos de nível superior, com remunerações de R$ 19,1 mil

Patricia Lavezzo   Publicado em 22/08/2023, às 14h04

Google Street View

Ocorreram novas movimentações relacionadas ao concurso da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Foi registrado que o processo nº 12105.100404/2022-27, que trata do certame, passou no último dia 21 de agosto pela Subsecretaria de Orçamento e Administração do Ministério da Fazenda – que toma conhecimento e as providências necessárias para a realização do certame – e, agora, encontra-se na Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas.

Vale lembrar que a autorização do concurso público foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 julho, onde foi estipulado o prazo de seis meses para a publicação do edital, ou seja, até janeiro.

A expectativa é de que avancem os preparativos para o novo concurso. Os próximos passos serão a formação da comissão e a escolha da banca organizadora do processo de seleção. Após assinatura do contrato com a banca, o edital de abertura das inscrições poderá ser publicado.

Mais informações sobre o novo concurso

O concurso da Comissão de Valores Mobiliários contará com uma oferta de 60 vagas para cargos de nível superior, distribuídas da seguinte forma:

Para as duas carreiras, o inicial é de R$ 19.197,06. No caso de inspetor, a exigência costuma ser de formação em qualquer área, enquanto para analista normalmente é necessário possuir formação em áreas específicas, que ainda deverão ser confirmadas.

De acordo com a portaria que autoriza a realização do concurso público, a aplicação das provas deverá ocorrer dois meses após a publicação do edital.

Saiba como foi o último concurso

O último concurso da CVM ocorreu em 2011, quando foram oferecidas 150 vagas, destinadas para os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Do total de postos, 80 foram para analistas em diversas áreas, 20 para inspetor e 50 para agente. A banca organizadora, na ocasião, foi o Esaf.

A seleção foi composta de provas objetivas e dissertativas, versando sobre conhecimentos gerais e específicos.

Para agente executivo, a parte de conhecimentos gerais contou com temas sobre:

Para analista e inspetor, em conhecimentos gerais os temas foram:

+ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo de seleção na página do concurso da CVM.

concursos publicos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre CVM - Comissão de Valores Mobiliários

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.