Concurso CVM: novo pedido encaminhado para o preenchimento de 119 vagas
Novo concurso CVM (Comissão de Valores Mobiliários) pode ser autorizado nos próximos meses para cargo de nível médio
Fernando Cezar Alves Publicado em 27/05/2026, às 09h17
Um novo concurso CVM (Comissão de Valores Mobiliários) pode ter novidades no decorrer dos próximos meses. Acontece que a autarquia confirmou o envio de um novo pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, para o preenchimento de 119 vagas. O quantiativo é menor do que um pedido de autorização anterior, encaminhado em 2025, que foi para 139 oportunidades.
O pedido de novo concurso CVM é para 119 postos para o cargo de agente executivo, com exigência de ensino médio para o ingresso, com remuneração inicial de R$ 4.700.
A solicitação anterior era para cargos de níveis médio e superior.No caso de ensino médio, foi para 109 vagas para agente executivo, com 109 vagas.
Para nível superior, a distribuição foi a seguinte:
- analista - 20 vagas
- inspetor - 10 vagas
Concurso CVM: saiba como foi a última seleção
O último concurso CVM teve início em janeiro de 2024, quando foram oferecidas 60 vagas, para cargos de níveis médio e superior. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As oportunidades foram para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, da seguinte forma:
- inspetor CVM - 20 vagas, sendo 15 para ampla concorrência, 1 para portadores de deficiência e 4 para negros
- analista CVM - 40 vagas, sendo 30 para ampla concorrência, 1 para portadores de deficiência e 8 para negros
A aplicação das provas foi realizada em dois períodos:
No período da manhã foram aplicadas as provas objetivas de conhecimentos básicos e a prova dissertativa
No período da tarde, a prova objetiva de conhecimentos específicos.
A parte de conhecimentos básicos contou com 40 questões, da seguinte forma:
- língua portuguesa - 10 questões
- estrutura do mercado de valores mobiliários - 10 questões
- fundamentos de direito - 10 questões
- fluência em dados - 5 questões
- raciocínio lógico - 5 questões
Exceto para inspetor - contabilidade e auditoria, a parte dissertativa foi composta de duas questões, para serem respondidas em até 30 linhas, valendo 20 pontos cada.
Para inspetor - contabilidade e auditoria foram três questões, para serem respondidas em até 30 linhas, valando 20 pontos a primeira e 10 pontos cada as seguintes.
concursos concursos federais concursos 2026 provas anteriores
Sobre CVM - Comissão de Valores Mobiliários
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.