Concurso CGU: "provas em janeiro ou fevereiro", anuncia ministro Wagner Rosário

O concurso CGU (Controladoria Geral da União) contará com 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle

Fernando Cezar Alves | fernando@jcconcursos.com.br   Publicado em 30/08/2021, às 08h17 - Atualizado às 14h18

José Cruz/Agência Brasil

 

Quem pretende participar do novo concurso CGU (Controladoria Geral da União) deve intensificar os estudos. Após a publicação, no último dia 27 de agosto, da portaria 10.352, assinada pelo secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital, Caio Mário Paes de Andrade, que autoriza a redução do prazo de aplicação das provas do certame para dois meses após a publicação do edital, agora foi a vez do próprio ministro Wagner Rosário se posicionar à respeito. Em resposta a candidatos em suas redes sociais, sobre a possibilidade de aplicação das provas ainda em 2021, o ministro disse que "o mais prudente é dizer que será em janeiro ou fevereiro de 2022". No entanto, isto reforça que a publicação do edital deve ocorrer, no mais tardar, até dezembro, para que a aplicação dos exames ocorra, no máximo,  em fevereiro. Novas informações devem ser confirmada em breve.

Além disso, reforçou que as disciplinas ainda estão sendo fechadas. "Estamos em fase de contratação da banca. Mas a maioria das matérias não tem como mudar muito.Vão focando naquelas que não têm erro", disse.

Também confirmou que haverá vagas voltadas para a área de conhecimentos específicos em direito, mas sem necessidade de graduação na área e que o certame contará com oportunidades para todos os estados da região norte do país. 

Além disso, segundo ele, para a carreira de técnico, a seleção contará com prova única, sem áreas de conhecimentos diferenciadas.

Concurso CGU: saiba mais sobre a seleção

O concurso CGU contará com uma oferta de 375 vagas, sendo 300 para o cargo de auditor fiscal de finanças e controle e 75 para técnico de finanças e controle. Para concorrer a técnico será necessário possuir apenas ensino médio, com inicial de R$ 7.283,31. Para as vagas de auditor será exigido nível superior, com iniciais de R$ 19.197,06. O certama já está autorizado desde 27 de julho pelo Ministério da Economia e a previsão é de que o edital de abertura de inscrições seja divulgado até dezembro, com nomeação dos aprovados em maio.

De acordo com o último levantamento funcional, a real necessidade da CGU é bem superior ao total solicitado. O órgão conta com 3.146 vagas em aberto para estas carreiras, sendo 1.681 para técnicos e 1.465 para auditores.

 

Concurso CGU: saiba como foi a última seleção

O último concurso CGU ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 250 vagas para o cargo de analista de finanças e controle.

A seleção foi destinada para as seguintes áreas de atuação: administrativa (18 vagas), correição (12), comunicação social (4), auditoria e fiscalização - infraestrutura (22), auditoria e fiscalização - geral (118), TI - sistemas (32), TI - infraestrutura (14) e prevenção e ouvidoria (30).

A lotação foi no Distrito Federal e estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

A seleção contou com provas objetivas de conhecimentos básicos, conhecimentos específicos e conhecimentos especializados

A parte de conhecimentos básicos contou com temas sobre língua portuguesa (20), administração pública (5), língua inglesa ou espanhola (5) e raciocínio lógico, quantitativo e analítico (5).

Em conhecimentos específicos, direito constitucional (10), direito administrativo (10) e AFO (10)

Já em conhecimentos especializados, o total variou de acordo com o cargo.

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Leia também

Concurso ICMBio: vice Mourão confirma 740 vagas para ICMBio e Ibama
Concurso Ibama: Mourão anuncia 740 vagas para Ibama e ICMBio
Concurso Caixa: banca deverá ser confirmada nos próximos dias
Concurso TCU: processo segue em fase de escolha da banca
Concurso INSS: presidente prevê edital antes das eleições 2022