Concurso Bombeiros DF: comandante-geral volta a confirmar a nova seleção

Concurso Bombeiros DF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ) será para praças e oficiais, com exigência de nível superior

Fernando Cezar Alves   Publicado em 29/12/2022, às 13h23 - Atualizado às 14h11

Concurso bombeiros df: unidade do corpo de bombeiros DF: Google Maps

O novo concurso Bombeiros DF (Corpo de Bombeiros do Distrito Federal) deve mesmo ocorrer em 2023. A confirmação foi feita pelo comandante-geral da corporação,  coronel Alan Araújo, por meio de entrevista divulgada nesta semana pelas redes sociais da instituição. De acordo com ele, os preparativos já estão em andamento, para que o certame ocorra no próximo ano. A intenção é que o edital possa ser publicado após a conclusão das últimas turmas do curso de formação do certame anterior, realizado em 2016. O concurso já está oficialmente autorizado desde 20 de abril.  Novas informações devem ser divulgadas em breve.

Ao todo, o concurso Bombeiros DF deve contar com uma oferta de 356 vagas, sendo 310 serão para praças e 46 para oficiais, ambos com exigência de nível superior. As remunerações ainda serão confirmadas. Porém, na última seleção, realizada em 2016, variaram de R$ 5,2 mil a R$ 6,5 mil.  

Além da escolaridade, as carreiras exigem idade de 18 a 28 anos, altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres e carteira de habilitação a partir da categoria "B".

Para os oficiais, a distribuição de vagas autorizadas é a seguinte:

O documento publicado no diário oficial em abril, que autoriza a seleção, também concede autonomia à própria corporação para organizar a seleção.

Concurso Bombeiros DF: saiba como foi a última seleção

O último concurso Bombeiros DF, realizado em 2016, contou com uma oferta de 448 vagas de soldado bombeiro. A banca, na ocasião, foi o Instituto Idecan.

Do total de postos, 112 foi para soldado condutor e operador de viaturas, 55 para soldado de manutenção para veículos e equipamentos/materiais e 5 para soldado de manutenção para aeronaves e equipamentos/materiais.

A seleção foi composta de cinco fases:

A prova objetiva contou com 80 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 50 para conhecimentos específicos.

A parte de conhecimentos gerais contou com os seguintes temas:

Em conhecimentos específicos: