Arealva/SP convoca para provas de domingo (28)

Os testes terão duração máxima de 3 horas e ocorrerão na EMEF João Pereira de Souza Leão

Carolina Pera   Publicado em 24/04/2013, às 13h50

A Prefeitura Municipal de Arealva, no Estado de São Paulo, convoca os candidatos inscritos no concurso público para preencher seis postos vagos em seu quadro de funcionários para realizarem as avaliações.

Todos realizarão provas objetivas no próximo domingo (28) contendo 40 questões, de caráter classificatório e eliminatório. Para assistente social as perguntas serão distribuídas da seguinte forma: língua portuguesa (15) e conhecimentos específicos (25); já para educador: língua portuguesa (10), conhecimentos pedagógicos e legislação (10) e conhecimentos específicos (20).

Os testes terão duração máxima de 3 horas e ocorrerão na EMEF João Pereira de Souza Leão, localizada na rua Jacinto Ribeiro de Barros, 509, Centro, Arealva/SP.

As vagas são para os cargos de assistente social (1), que exige nível superior na área e registro em órgão competente; e educador social (5), para o qual é necessário magistério, pedagogia ou normal superior.

A primeira carreira oferece salário de R$ 1.372, a segunda, R$ 864. Ambas prevêem carga de 30 horas semanais.

Descrições dos cargos – Educador: Executa tarefas de assistência aos educando nos projetos sociais do município.

Assistente: Presta serviços de âmbito social, individualmente e/ou em grupos, identificando e analisando seus problemas e necessidades materiais e sociais, aplicando métodos e processos básicos do serviço social.

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.