Araraquara/SP convoca candidatos para provas

Os aprovados suprirão horas-aulas excedentes ou vagas em decorrência de afastamento ou licença. Avaliações começam às 9h

Carolina Pera   Publicado em 05/03/2013, às 15h01

A Prefeitura Municipal de Araraquara, no interior de São Paulo, convoca os candidatos interessados em ingressarem na função de professores temporários a realizarem as provas no próximo domingo (10).

A avaliação será aplicada às 9h, na ETEC "Profª Anna de Oliveira Ferraz" - Escola Industrial - localizada na Avenida Bandeirantes, 503 – Centro Araraquara/SP.

A prova objetiva terá 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa e 10 de matemática, que deverão ser solucionadas em, no máximo, duas horas.

Sobre o concurso – Os aprovados suprirão horas-aulas excedentes ou vagas em decorrência de afastamento ou licença.

A princípio, os contratos terão duração de seis meses, podendo ser prorrogados pelo período necessário ao complemento do ano letivo. As contratações serão feitas dentro das normas estabelecidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Foram disponibilizadas oportunidades para professor de arte, educação física, geografia, história, inglês, matemática, educação especial, artes visuais, ballet clássico, capoeira, dança contemporânea, música, sapateado e teatro. Em todos os casos, é exigida licenciatura plena na área – a partir de artes visuais, todos pedem, ainda, experiência mínima de seis meses.

A remuneração é de R$ 11,12 por hora/aula e a jornada de trabalho pode variar de 20 a 40 horas semanais, incluindo turnos noturnos, de sábado, domingo e feriado.

O prazo de validade do processo seletivo vai até 31 de dezembro de 2013.


Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.