Concurso Anvisa deve ser prioridade para 2023, confirma gabinete de transição

Concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é aguardado para 107 vagas de técnicos, analistas e especialistas

Fernando Cezar Alves   Publicado em 22/11/2022, às 08h31 - Atualizado às 14h04

Concurso Anvisa: sede da Anvisa: Google Maps

O novo concurso Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve ser uma das prioridades para o próximo ano. De acordo com notícia divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, a confirmação foi feita pelo coordenador do grupo de trabalho da saúde no gabinete de transição, senador Humberto Costa (PT). De acordo com ele, tanto a Anvisa quanto a ANS contam com grande necessidade de pessoal, o que justifica a necessidade urgência de realização de novos concursos. Vale ressaltar que, em setembro, o diretor da Anvisa, Alex Machado Campos, cobrou a realização do novo certame. "Nós chegamos no limite. Não há como sobreviver os próximos dois, três anos, sem recomposição do quadro", disse, na ocasião.Novas informações devem ser confirmadas em breve.

Atualmente, a Anvisa conta com um pedido em trâmite no Ministério da Economia, para o preenchimento de 107 vagas, sendo 49 para cargos de ensino médio e 58 para nível superior.

No caso de ensino médio, a distribuição das oportunidades é a seguinte:

Para cargos de nível superior:

Como foi a última seleção

O último concurso da agência ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 78 vagas e cadastro reserva somente para o cargo de técnico administrativo. Abanca foi o Cebraspe e a seleção contou com uma prova objetiva com 120 itens,sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, além de prova dissertativa.

Conhecimentos básicos cobrou temas sobre:

Para os outros cargos, a última seleção ocorreu em 2013,sendo organizada pela Cetro, quando foram oferecidas 314 vagas, distribuídas por diversos cargos. Do total de postos, 128 foram para cargos com exigência de ensino médio, sendo 100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo. As 186 restantes, com exigência de nível superior, foram para os cargos de especialista em regulação e vigilância sanitária (157) e analista administrativo (29).

Para técnico em regulação foram 80 questões, sobre:

Também foi realizada uma prova discursiva sobre regulação e administração pública, vigilância sanitária e saúde pública.

Para analista administrativo e especialista em regulação foram 120 questões, sobre:

Também foi aplicada uma questão discursiva sobre regulação e vigilância sanitária.

Lotações do último concurso

No último concurso Anvisa, a lotação das oportunidades foi para Brasília. Porém, a aplicação das provas ocorreu nas seguintes cidades:

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira. A autarquia é responsável pela aprovação dos produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, para posterior comercialização, implementação e produção no país. Além disso, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores controla os portos, aeroportos e fronteiras nos assuntos relacionados à vigilância sanitária. Sua atuação abrange também o monitoramento e a fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias relacionados à saúde. A agência atua ainda na esfera econômica, ao monitorar os preços de medicamentos e ao participar da Câmara de Medicamentos (Camed).