Concurso ANS: órgão confirma adesão ao certame unificado

Concurso ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) será para 35 vagas de especialistas de nível superior, com R$ 16,4 mil

Fernando Cezar Alves   Publicado em 27/09/2023, às 07h33

Concurso ANS:sede da ANS: Google Maps

O concurso ANS (Agência Nacional de Saúde), autorizado em 18 de julho pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck,  deve fazer parte do Concurso Nacional Unificado, de acordo com as últimas informações divulgadas pela agência. Desta forma, a publicação do edital de abertura de inscrições deve ocorrer em 20 de dezembro.

Ao todo, a ANS deve oferecer 35 vagas para o cargo de especialista em regulação de saúde suplementar. Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior, com remuneração inicial de R$ 16.413,35  

Além da remuneração, a ANS oferece os seguintes benefícios:

A aplicação das provas está prevista para 25 de fevereiro. No entanto, o secretário geral de gestão de pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, José Celso Cardoso Júnior, afirmou, recentemente, que está sendo avaliada a possibilidade de alterar a aplicação para março, no sentido de permitir aos candidatos um maior tempo de preparação.

A aplicação das provas deve ocorrer em aproximadamente 180 cidades, o que não significa que a lotação das vagas será nas mesmas localidades. A grande maioria das oportunidades será reservada para Brasília (DF).

O exame deverá ser realizado em cerca de 180 cidades em todo o país, nas regiões definidas abaixo:

Saiba como serão as provas do concurso unificado

A seleção poderá contar com as seguintes etapas:

A divulgação das disciplinas das provas objetivas e dissertativa está prevista para ocorrer após a adesão dos órgãos e contratação da banca organizadora, com a publicação no edital de abertura de inscrições.

A parte de títulos deverá ser diferenciada de acordo com as necessidades de cada órgão.

Saiba como foi a última seleção

O último concurso ANS ocorreu em 2015, quando foram oferecidas 102 vagas de técnico, sendo 66 para técnicos administrativos e 36 para técnico em regulação em saúde complementar. A banca organizadora, na ocasião, foi a Funcab.

 

 

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores

Sobre ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

Criada a partir de setor específico do Ministério da Saúde (MS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nasceu pela lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000, como instância reguladora de um setor da economia sem padrão de funcionamento. A exceção ficava por conta do seguro de assistência à saúde e das seguradoras, sob o controle econômico-financeiro da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A agência reguladora é responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil, sendo que a sede da ANS está localizada na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na avenida Augusto Severo, n° 84, no bairro da Glória. Sua missão é promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no país.