Concurso Alesp: expectativa de vagas para técnico

A expectativa é de que o novo concurso Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) tenha oportunidades para técnico, analista e procurador

Redação | redacao@jcconcursos.com.br   Publicado em 26/08/2019, às 12h22 - Atualizado em 22/10/2019, às 16h34

Divulgação/Alesp

O novo concurso Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) está autorizado desde 5 de julho de  2018 e é um dos estaduais mais aguardados pelos concurseiros. Até o momento, a assembleia não divulgou muitos detalhes sobre o certame, nem com relação a quantidade de vagas e nem sobre a previsão de lançamento do edital.

A expectativa é de que um dos cargos do processo seletivo Alesp seja o de técnico. Ainda espera-se que haja chances para analista e procurador.

Até o momento foi revelado apenas que haverá vagas imediatas e de cadastro reserva para os cargos que pertencem ao seu quadro de pessoal, que é composto pelos três cargos anteriores.

+ Saiba o que faz o técnico legislativo da Alesp

Para técnico, há funções com exigência de níveis médio e/ou técnico, enquanto o analista apresenta especialidades que aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. A colocação de procurador do concurso Alesp requer ensino superior em direito e inscrição, há no mínimo dois anos, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O vencimento inicial oferecido no concurso Alesp é de R$ 6.642,70 para técnico e R$ 10.885,29 para analista. No decorrer da carreira, os servidores contam com reajustes salariais que apresentam 20 níveis.

Concurso Alesp: defasagem de pessoal

A abertura do concurso Alesp depende também da definição da quantidade de vagas e as especialidades dos cargos. Mas dá para ter uma noção das oportunidades que serão contempladas com base na quantidade de postos vagos.

Consta no site da Alesp que, no momento, há um déficit de 340 profissionais, sendo 86 analistas legislativos, dois procuradores e 252 técnicos legislativos.

Concurso Alesp: último edital

As seleções anteriores da Assembleia ocorreram em 2010 e 2012, e ambas foram organizadas pela Fundação Carlos Chagas.

Na de 2010, havia oportunidades para agente técnico legislativo (atualmente chamado de analista legislativo), para agente legislativo de serviços técnicos e administrativos (técnico legislativo) e para procurador. As chances estavam distribuídas em diversas especialidades.

Em 2012, o concurso Alesp abriu ofertas apenas para analista nas áreas de taquígrafo e cirurgião-dentista, além de técnico na função de técnico em enfermagem.

Prova anterior Alesp

Para auxiliar nos estudos, o JC Concursos liberou as provas anteriores por cargo, além dos gabaritos para consulta das questões aplicadas. É importante avaliar se a organizadora será a mesma para o novo concurso Alesp, direcionando a preparação para o estilo da banca.

Concurso Alesp: estude língua portuguesa

Acompanhe mais detalhes sobre o concurso Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), o anexo do edital, cronograma completo do processo de seleção com informações do período de inscrição e prova, atribuições e conteúdo programático para os diversos cargos disponíveis assim que o certame avançar.

concursos concursos publicos concursos 2024 concursos sp (são paulo)

Leia também

Concurso SME SP: Vunesp divulga gabarito das provas para auxiliar
Concurso INSS: após audiência, autorização pode ser agilizada
Concurso Banco do Brasil: novo edital em pauta
Concurso IBGE: último dia de inscrições para 2.658 vagas
Concurso Receita Federal: defasagem do órgão pode acelerar novo edital

Sobre Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem como atribuições: legislar, apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas instituindo normas para o cumprimento de direitos e deveres na sociedade, através de projetos de leis, moções, resoluções, emendas, decretos legislativos; fiscalizar e controlar, acompanhando a execução das ações e atos da Administração, tais como a execução orçamentária, contas, contratos e o cumprimento dos objetivos institucionais nas ações de governo; investigar, averiguando a ocorrência de ilícitos, em fatos determinados, propondo soluções, através das Comissões Parlamentares de Inquérito.

Sobre Vunesp

Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.