Com novo presidente empossado, concurso EBSERH pode entrar em pauta

Novo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para acabar com filas do SUS, objetivo anunciado pelo Ministro Camilo Santana

Fernando Cezar Alves   Publicado em 10/03/2023, às 13h37 - Atualizado às 14h25

Concurso EBSERH: presidente do EBSERH, Arthur Chioro, e ministro da Educação, Camilo Santana; divulgação EBSERH

Mesmo ainda sem previsão concreta de um novo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) é grande a possibilidade de que novas contratações passem a ser avaliadas no decorrer dos próximos meses. Acontece que, na última quinta-feira, 9 de março, durante evento da posse do novo presidente da empresa, o ex-ministro da saúde Arthur Chioro, o ministro da educação (pasta responsável pela EBSERH) , Camilo Santana, disse que, entre os principais objetivos, está acabar com as filas do SUS. Para isto, ressaltou a importância de investir na formação e garantir a contratação de médicos. "Temos que acabar com as filas do SUS. É preciso garantir a qualidade da formação dos médicos, bem como mais médicos na ponta dos municípios brasileiros", disse o ministro.

Desta forma, para garantir o ingresso de mais servidores, a tendência é que a realização de novo certame entre no radar da empresa, a curto ou médio prazo. 

Na ocasião, o ministro anunciou que o presidente Luís Inácio Lula da Silva deve anunciar, em breve, uma portaria interministerial para cuidar das residências médicas e dos cursos de medicina, a fim de melhorar o atendimento na área de saúde.

De acordo com o novo presidente, a EBSERH se transformou em uma das maiores empresas públicas do país e a maior na área de administração hospitalar. "Sao 41 hospitais universitários, 8.600 leitos espalhados pelo Brasil, mas nosso desafio vai além da assistência. Os hospitais da EBSERH trazem também a missão de formar recursos humanos para a saúde., Médicos, enfermeiros, profissionais da área de psicologia, fisioterapia, enfim, de todas as áreas da saúde; e têm, adicionalmente, o desafio do ensino e a pesquisa", disse Chioro.

Concurso EBSERH: saiba como foi a última grande seleção 

O último grande concurso EBSERH ocorreu em 2019, quando foram oferecidas nada menos do que 2.464 vagas para preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal em diversos cargos, com opções para os níveis médio, técnico e superior, em diversos estados do país. As remunerações iniciais variaram de R$ 2.170,22 a R$ 10.350,56.

A seleção foi composta de diversos editais, distribuídos por duas bancas organizadoras: Fundação Vunesp e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Ao todo, foram registrados 324.832 inscritos no país.           

concursos concursos federais concursos 2024 provas anteriores