Concurso com 293 vagas para guarda municipal cancelado

A seleção terá prosseguimento sem prejuízo para os candidatos, assim que for definida a nova empresa organizadora

Redação   Publicado em 29/03/2012, às 11h24

A Prefeitura Municipal de Manaus divulgou um comunicado anulando o concurso que iria preencher 293 vagas e formar cadastro reserva no cargo de guarda municipal. Segundo a publicação, a anulação se deve ao fato do Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (Ipad) não ter apresentado defesa às acusações de possíveis fraudes envolvendo a seleção.
“Além da anulação do concurso da guarda municipal, também foi adiado o lançamento dos editais dos certames para as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), que deveria ter sido efetivado no dia 27. O Ipad seria a entidade responsável pela execução de ambos os concursos”, informa o comunicado.
A seleção terá prosseguimento sem prejuízo para os candidatos, assim que for definida a nova empresa organizadora.
As provas objetivas foram aplicadas no dia 18 de março. O processo seletivo teria ainda as etapas de exames médicos, teste de capacidade física e avaliação psicológica.
Para concorrer, o candidato deveria possuir o nível médio, ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais, ter alturas mínimas de 1,65m, se homem, e 1,60, se mulher, entre outros requisitos. O vencimento proposto para uma jornada de 40 horas semanais é de R$ 900.
Renan Abbade/SP

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.