10 perguntas e respostas para quem vai prestar o concurso da PM SP

Tatuados podem participar do concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para soldado? Quando começam as inscrições? Qual o número de vagas? Esclareça essas e outras dúvidas

Samuel Peressin | samuel@jcconcursos.com.br   Publicado em 22/06/2022, às 13h36 - Atualizado às 13h45

Divulgação

O governo paulista abriu nesta quarta-feira (22) concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) para contratação de soldados. Em uma série de perguntas e respostas, o JC Concursos esclarece dez das dúvidas mais recorrentes sobre o edital.

Qual o número de vagas?

A seleção preencherá 2.700 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos. Segundo a corporação, os futuros soldados reforçarão o policiamento em todo o estado.

O que é necessário para ser soldado da PM SP?

Os candidatos devem possuir ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens) e CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".

Quando abrem as inscrições?

Os interessados poderão se inscrever no concurso da PM SP para soldado a partir das 10h de 24 de junho (sexta-feira), pelo site https://conhecimento.fgv.br. O prazo para cadastro ficará aberto até as 23h59 de 20 de julho (quarta-feira).

Quanto custa a inscrição?

O valor da taxa é de R$ 57. Quem desejar obter redução de 50% deverá solicitá-la entre 24 e 28 de junho, diretamente na página dedicada ao concurso no site da Fundação Getúlio Vargas.

Qual o salário de um soldado da PM SP?

A corporação paga atualmente R$ 3.875,27. O valor já inclui os adicionais de insalubridade e de Regime Especial de Trabalho Policial (RETP).

Quem tem tatuagem pode ser soldado da PM SP?

Sim. Conforme estabelece o edital, pessoas tatuadas podem participar normalmente do concurso da PM SP, exceto quando os desenhos ou mensagens:

Quando e onde serão aplicadas as provas?

As provas objetiva e dissertativa estão agendadas para 4 de setembro. Além da capital paulista, haverá aplicação em outras dez cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

O que estudar para o concurso da PM SP?

A prova objetiva cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a avaliação dissertativa exigirá a elaboração de uma redação a partir de tema proposto pela banca. As disciplinas indicadas no conteúdo programático para estudo são as seguintes:

Qual a banca do concurso da PM SP para soldado?

A principal novidade do atual concurso em relação aos editais anteriores é a banca organizadora: a Fundação Vunesp, que tradicionalmente organizava os certames da corporação, foi substituída pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Como posso esclarecer dúvidas sobre o concurso da PM SP?

A FGV pode ser contatada pelo telefone 0800 283 4628, além do e-mail concursopmesp22@fgv.br. No site da banca, os candidatos também têm à disposição a seção "Fale Conosco" (clique aqui para abrir).

concursos abertos concursos 2024 concursos sp (são paulo) provas anteriores

Sobre PM SP - Polícia Militar de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo (PM SP) tem em sua função prioritária a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de SP. Para fins de organização é uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, assim como os demais órgaos de segurança pública do Estado e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro e está subordinada ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. A Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública do Estado de São Paulo. Seus integrantes são denominados militares estaduais (artigo 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo (CB PMESP). Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100.000 policiais.