Saúde/SP terá concurso para cerca de 1.000 vagas

Secretário municipal de saúde declarou que será aberto concurso público para todos os cargos da área da saúde ainda em 2013

Reinaldo Matheus Glioche   Publicado em 19/04/2013, às 14h44

Noticiado em primeira mão pelo JC&E em fevereiro deste ano, o novo concurso para a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo já é tratado como realidade pelo titular da pasta, José de Filippi Júnior. Foi esse o saldo de evento realizado na Câmara Municipal de São Paulo em celebração ao dia mundial da saúde comemorado na semana passada.

O secretário declarou que será aberto concurso público para todos os cargos da área da saúde ainda em 2013 e que serão contratados pelo menos 1.000 profissionais. Ele admitiu, também, que esse contingente não atende inteiramente às necessidades da saúde municipal, mas que é a alternativa viável no momento. Filippi Junior acrescentou que esse concurso não sairá antes de definido um novo plano de carreiras para a saúde municipal, motivo das reuniões travadas entre ele e o prefeito Fernando Haddad (PT – SP) já noticiadas pelo JC&E anteriormente. “Não adianta apenas fazer o concurso público se não pensarmos em um plano de carreira para esses novos profissionais. Se não, eles assumem a vaga e depois vão sair em buscar de melhores salários”, explicou.

Prognósticos

O JC&E apurou que nas últimas semanas, Filippi Júnior teve reuniões com o Conselho Municipal de Saúde, composto por coordenadores, superintendentes e pela chefe de gabinete Cida Perez. Ainda que não esteja confirmado, é provável que dessas reuniões saia o novo plano de carreira para os servidores da saúde municipal de São Paulo. A última reunião do Conselho Municipal de Saúde,realizada na segunda-feira (8) e anterior ao pronunciamento do secretário de saúde, contou com a presença de Haddad.

Não há no momento como se trabalhar com prazos, mas na conjuntura exposta por Filippi Junior, um edital só seria viável a partir da metade do segundo semestre de 2013.

Mais informações a respeito deste concurso podem ser conferidas na edição 1690 do JC&E, neste sábado (20) nas bancas.

*com assessoria de imprensa da Câmara Municipal de São Paulo

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.