MPOG autoriza mais 138 vagas

Os cargos serão preenchidos em caráter temporário.

Redação   Publicado em 08/01/2009, às 10h48

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebeu mais uma autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para selecionar 138 trabalhadores temporários. Serão 18 vagas para supervisor de pesquisa e 120 a agente de pesquisa por telefone, que atuarão na realização da Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec 2008), da Pesquisa de Tecnologia de Informação e Comunicação – Empresa (TIC – Empresa 2008) e da Pesquisa de Atualização Cadastral (PCAD 2008).

Somadas às vagas autorizadas na última semana de dezembro para os cargos de agente censitário e recenseador, o órgão tem, agora, a previsão de 238.268 oportunidades a serem preenchidas ao longo dos próximos meses e em 2010.

Censo 2010

A autorização publicada anteriormente visa selecionar 238.130 novos servidores, também em caráter temporário, com o objetivo de preparar e realizar o Censo 2010.

As vagas serão distribuídas entre as fases de Censo Experimental (230 vagas), a ser realizada em 2009, e Censo Demográfico, em 2010 (237.900), conforme segue:

- 2009 - nível médio – agente censitário municipal (5), agente censitário supervisor (25); nível fundamental – recenseador (200);

- 2010 – nível médio – agente censitário regional (400), agente censitário administrativo (2 mil), agente censitário de informática (1,5 mil), agente censitário municipal (7 mil) e agente censitário supervisor (27 mil); nível fundamental – recenseador (200 mil).

A seleção será através de prova escrita e as contratações deverão obedecer à Lei Orçamentária Anual, assim como ao Plano Plurianual e à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Juliana Pronunciati/SP

Sobre IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.A instituição oferece uma visão completa e atual do país, por meio do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas; coordenação e consolidação das informações estatísticas; produção e análise de informações geográficas; coordenação e consolidação das informações geográficas; estruturação e implantação de um sistema da informações ambientais; documentação e disseminação de informações; e coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais