Três prefeituras definem organizadoras de concursos

Os municípios de Guararema, Santana de Parnaíba e Caçapava deverão realizar processos seletivos em breve

Redação   Publicado em 13/09/2011, às 14h05

As prefeituras de Guararema, Santana de Parnaíba e Caçapava, municípios do Estado de São Paulo, realizarão concursos em breve. Os órgãos ainda não liberaram informações sobre número de oportunidades e cargos a serem preenchidos, mas as organizadoras dos processos seletivos já foram escolhidas.

As seleções que oferecerão vagas em Guararema (município localizado na Região Metropolitana da capital paulista) e em Caçapava (município do Estado de São Paulo que fica entre São José dos Campos e Taubaté) serão organizadas pela Consesp. Já o concurso da prefeitura de Santana de Parnaíba, também situada na Região Metropolitana da capital, ficará sob a responsabilidade do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social (IMais). Os extratos dos contratos firmados com as empresas foram divulgados no Diário Oficial paulista.

O JC&E entrou em contato com as três prefeituras para obter detalhes dos processos seletivos e saber quando os editais deverão ser publicados, mas as informações ainda estão sendo levantadas pelas assessorias de imprensa dos órgãos.

Flávio Fernandes/SP

Veja também:

Governo Federal: recomposição de servidores ainda é insuficiente

TRE/PE: tribunal define Carlos Chagas como organizadora

Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.