Edital com 203 ofertas está sendo elaborado

A previsão inicial era de que o documento seria publicado na primeira quinzena de junho. As vagas destinam-se à Empresa Municipal de Saúde (Emus)

Redação   Publicado em 14/06/2011, às 15h21

Inicialmente previsto para ser publicado na primeira quinzena deste mês, o edital do concurso que oferecerá 203 vagas na Prefeitura de Mongaguá – Região Metropolitana da Baixada Santista – ainda passa por ajustes. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o atraso se deve à definição do cronograma da seleção. Embora uma nova data para a divulgação do documento não tenha sido estabelecida, a expectativa é de que o lançamento do processo seletivo não demore a acontecer.

As oportunidades destinam-se à Empresa Municipal de Saúde (Emus) e os selecionados trabalharão no Hospital e Maternidade Doutor Adoniran Corrêa Campos.

Haverá chances para candidatos de todos os níveis escolares. As ofertas serão distribuídas da seguinte maneira: auxiliares de enfermagem (44 vagas), administrativo (8), de serviços administrativos (2) e de serviços gerais (2); técnicos de enfermagem (42), de gesso (4) e de raio-X (4); médicos plantonistas nas modalidades anestesista (7), cirurgião geral (7), clínico geral (7), ginecologista (7), ortopedista (7) e pediatra (7); médicos ambulatoriais nas modalidades cardiologista (3), gastroenterologista (2), ginecologista (2), neurologista (1), otorrinolaringologista (1), urologista (1) e vascular (2); servente (15); atendente de recepção (6); cozinheiro (6); enfermeiro padrão (5); almoxarife (2); escriturário (2); telefonista (2); agente de serviços de patrimônio (1); agente de serviços de tesouraria (1); contador (1); farmacêutico (1); e nutricionista (1).

A seleção ficará sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam). Conforme informou a assessoria, as remunerações oscilarão entre R$ 552 e R$ 1.621 e os servidores terão direito a abonos, ajudas de custo, adicional de insalubridade e complementos.

Flávio Fernandes/SP

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Sobre Prefeitura

O Brasil conta, hoje, com 5.570 prefeituras espalhadas por municípios dos 26 Estados do país, além do Distrito Federal. Os municípios são uma circunscrição territorial dotada de personalidade jurídica e com certa autonomia administrativa, sendo as menores unidades autônomas da Federação. Uma prefeitura é a sede do poder executivo do município (semelhante à câmara municipal, em Portugal). Esta é comandada por um prefeito (nas cidades brasileiras e por um presidente de câmara nos municípios portugueses) e dividida em secretarias de governo, como educação, saúde ou meio ambiente. O termo prefeitura também pode designar o prédio onde está instalada a sede do governo municipal, também chamado de paço municipal onde geralmente se localiza o gabinete do prefeito. A instituição da prefeitura de seu encarregado maior, o "prefeito", é algo relativamente novo na história do Brasil. O poder hoje exercido pela prefeitura foi anteriormente exercido pela câmara municipal, pelo conselho de intendência e pela intendência municipal. As prefeituras são órgãos independentes, que não precisam de autorização por parte das administrações federal ou estaduais para realizarem seus concursos públicos, seja para preenchimento na própria sede ou em secretarias vinculadas à ela.