Alerj aprova projeto que cria 2.000 vagas de professor

O Governo do Estado espera abrir em breve o concurso público. Os primeiros 1.500 aprovados deverão atuar já no início do próximo ano letivo

Redação   Publicado em 12/08/2011, às 14h47

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na noite de quinta-feira o projeto de lei 678/11 que prevê a criação de 2.000 vagas de professor I. O edital deve sair em breve, garantiu a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (Seeduc).

A expectativa é que as primeiras 1.500 vagas estejam preenchidas já no início do próximo ano letivo. As demais 500 oportunidades estão previstas no sistema de formação de cadastro reserva, segundo informações da Secretaria de Estado da Educação. Com a medida, o governo estadual espera fidelizar os profissionais junto às escolas.

A prioridade do próximo concurso será para recrutar profissionais para as disciplinas de matemática e língua portuguesa, que possuem maior carga horária na matriz curricular, além de docentes de física, química e geografia. Os professores deverão realizar jornada de 30h semanais e terão salário inicial de R$ 1.695,04.

Ainda não foi estabelecido o cronograma do concurso. Porém, a pasta informou que a seleção terá validade de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Em pauta - O projeto foi aprovado parcialmente: os parlamentares retiraram o item que extinguia os cargos de supervisor e orientador educacionais sob argumentação de que é necessário aprofundar o debate. “Consideramos que uma decisão como esta precisa ser precedida de debates com representantes da categoria e do Governo”, declarou o presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt.

Aline Viana

Com informações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)

Veja também:

Concurso aguardado/ Receita Federal enviou pedido ao Planejamento

Sejus (ES)/ Órgão lançará concurso com 500 vagas em breve