Voto útil deixa Lula mais próximo da vitória no 1º turno

Ex-presidente Lula (PT) pode garantir vitória no primeiro turno com voto útil, ao fazer com que eleitores dos candidatos da terceira via mudem de opinião

Jean Albuquerque   Publicado em 19/09/2022, às 20h58

Ricardo Stuckert - Lula pode vencer no primeiro turno com apoio do voto útil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em vantagem nas projeções para a presidência da república. Lula em pesquisa do Instituto FSB a pedido do banco de investimentos BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (19) aparece com 44% das intenções de voto, ante 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma nova pesquisa Ipec será divulgada às 20h55, de hoje. 

Em algumas projeções era garantido a sua vitória do primeiro turno, esse cenário foi ficando distante ao longo da campanha eleitoral de 2022. Mas a tática do voto útil adotada pelo PT deixa o petista mais próximo de garantir o Palácio do Planalto em 2 de outubro. 

+ Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: veja nova previsão para início

Lula pode garantir vitória no 1º turno

O colunista do UOL Tales Faria utilizou a afirmação dada pelo cientista político e CEO da Quaest Consultoria e Pesquisa, Felipe Nunes, de que existem 30% dos eleitores da chamada terceira — destes 20% estariam dispostos a talvez mudar de voto — para fazer uma previsão sobre qual seria a probabilidade de Lula ser beneficiado pelo voto útil. 

O jornalista fez a projeção com base nos dados divulgados pela pesquisa BTG/FSB, divulgada hoje, de que ainda há cerca de 17% de eleitores dispostos a votar na terceira via. 

Com isso, mais ou menos 6% (30% de 17%) de eleitores poderiam optar pelo voto útil nas eleições de 2022. Faria afirma que se Lula está acima de 40% da preferência em praticamente todas as pesquisas, ele é o segundo colocado na preferência dos eleitores da terceira via, podendo ser beneficiado com esse percentual para se eleger no primeiro turno.  

Campanha do voto útil nas redes sociais 

No último dia 13 de setembro, apoiadores de Lula iniciaram uma campanha extraoficial nas redes sociais  pedindo o voto útil. Neste caso, se os eleitores que iriam votar em Ciro e Tebet transferirem o voto para Lula, o petista iria garantir a vitória no primeiro turno. 

O assunto foi um dos mais comentados no Twitter à época. A tática consiste em depositar o voto no candidato com reais chances de vencer o adversário. Personalidades aderiram à estratégia e declararam voto ao ex-presidente, como os ex-jogadores de futebol Casagrande e Raí e o jornalista esportivo Juca Kfouri, que postaram vídeos afirmando que a disputa poderia acabar em 2 de outubro. 

O próprio Lula afirmou em postagem no Twitter ontem, que nunca participou de eleição para ganhar no 2º turno. "Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém".

Eu nunca fiz eleição para ganhar no 2° turno. Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém.

— Lula 13 (@LulaOficial) September 13, 2022

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil