URGENTE! Câmara aprova prorrogação de contrato de analistas censitários do IBGE

Diante do atraso da realização do Censo Demográfico 2022, o IBGE prorrogou a coleta de dados por problemas operacionais

Victor Meira   Publicado em 11/10/2022, às 23h10

Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Câmara dos Deputados aprovou a MP 1.125/22 (Medida Provisória). O documento prevê a prorrogação por até dois anos dos contratos temporários de mais de 390 analistas censitários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Inclusive, a determinação da MP está em vigor desde o dia 15 de junho, quando foi publicada no Diário Oficial da União. Com a aprovação da Câmara, o texto agora vai para análise do Senado.

O deputado Ronaldo Martins (Republicanos-CE), relator da proposta, defendeu a aprovação do texto ao afirmar que o censo demográfico é um instrumento fundamental “para a compreensão do próprio País, seja pelos seus dirigentes, seja pela população em geral”.

+Quase 6 milhões de pessoas têm direito ao Auxílio Gás; saiba se você é uma delas

Além disso, ele relembrou que a realização da pesquisa foi uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Ação Cível Originária (ACO) 3508. 

De acordo com Martins, a decisão do Supremo “deixou claro que o direito à informação é basilar para que o poder público possa formular e implementar políticas públicas, pois é por meio de dados e estudos que os governantes podem analisar a realidade do país”.

Censo do IBGE é prorrogado por problemas técnicos

Diante da quantidade de diversos problemas, como a falta de recenseadores e a recusa de parte da população em ser entrevistada, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o prazo de coleta de informações para Censo 2022 foi prorrogado para o início de dezembro. 

A princípio, a autarquia tinha o prazo para encerrar a coleta no dia 31 de outubro. Entretanto, o instituto manteve, no entanto, a previsão de divulgar os dados do censo até o fim de dezembro.

Há estados, por exemplo, que não conseguiram ultrapassar os 50% dos setores censitários, que são os casos de Mato Grosso (38,49%), Roraima (45,18%) e Acre (48,79%). 

*com informações da Agência Câmara de Notícias

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil