Trabalhadores com carteira assinada podem sacar uma bolada. Veja as condições

Brasileiros que trabalham com carteira assinada podem resgatar benefício que ameniza danos causados a moradores de cidades atingidas por desastre natural

Jean Albuquerque   Publicado em 29/01/2023, às 11h01

Canva - Saque calamidade FGTS

Os brasileiros que trabalham com carteira assinada podem sacar uma verdadeira bolada. Principalmente o cidadão que mora em uma cidade que foi atingida por um desastre natural, para amenizar os danos causados existe um benefício.  

O saque calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) libera R$6,2 mil por pessoa, desde que possua saldo nas contas. Atualmente, existem 21 municípios no país em estado de calamidade pública ou de emergência que moradores podem fazer o resgate.   

Para realizar o saque, o trabalhador precisa ter saldo não comprometido no fundo, e não ter feito outro saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. Além do município no qual ele vive ter sido acometido por desastres naturais. 

Para realizar o saque calamidade do FGTS, a Caixa considera como desastre natural as seguintes condições. Veja lista:

+ Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumulado tem valor surpreendente

Veja municípios e prazo do saque calamidade 

Como solicitar saque?

A solicitação do saque calamidade do FGTS é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ainda segundo a Caixa, o prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis. 

Veja passo a passo para solicitar saque pelo App:

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

FGTS Saque-calamidade desastre natural
Sociedade Brasil