Tarifa zero nos ônibus de São Caetano do Sul em SP: veja como funciona

Município de São Caetano do Sul em SP passa a aplicar tarifa zero nos ônibus a partir desta quarta-feira (1º); Veja todos os detalhes sobre a nova norma

Jean Albuquerque   Publicado em 30/10/2023, às 14h40

Divulgação JC Concursos

O município de São Caetano do Sul, no ABC paulista, se tornou o primeiro do Brasil a implantar a tarifa zero nos ônibus municipais. A medida, que entra em vigor nesta quarta-feira (1º), não vale para ônibus da EMTU e da CPTM, que rodam na cidade, mas são administrados pelo governo estadual.

A gratuidade nos ônibus municipais foi aprovada pela Câmara de São Caetano a toque de caixa, em sessão extraordinária na última sexta-feira (27), por unanimidade. O projeto enviado pelo Executivo começou a tramitar na Casa apenas dois dias antes.

Segundo cálculos da gestão José Auricchio Júnior (PSDB), ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo, o subsídio à Viação Padre Eustáquio, a única a operar no município, custará R$ 2,9 milhões ao mês. Atualmente, a passagem custa R$ 5 e o serviço é usado diariamente por 15 mil usuários.

A medida foi elogiada por especialistas em mobilidade urbana também ouvido pelo jornal, que destacaram os benefícios sociais, econômicos e ambientais da tarifa zero. No entanto, também há críticas, que apontam para os custos da medida e para a necessidade de garantir a qualidade do serviço.

+ Copom se reúne nesta semana para reduzir a taxa Selic; veja qual será a redução

Veja benefícios da tarifa zero

Quem irá arcar com os custos da tarifa zero?

A implantação da tarifa zero em São Caetano do Sul é um passo importante para a mobilidade urbana da cidade. No entanto, é preciso avaliar os custos e benefícios da medida para garantir que ela seja um sucesso.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

São Paulo Tarifa Zero São Caetano do Sul
Sociedade Brasil