Sete produtos para cabelo serão retirados do mercado após cegueira temporária

Confira quais são os sete produtos para cabelo que não podem mais ser fabricados após registro de cegueira temporária e outros efeitos negativos aos olhos

Mylena Lira   Publicado em 17/01/2023, às 14h57

Divulgação

Após registro de cegueira temporária, intoxicação ocular e outros efeitos negativos supostamente causados por produtos para cabelo, a Anvisa proibiu a fabricação de sete pomadas modeladoras, conforme costa em resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16).

O órgão cancelou a regularização que autorizava a fabricação de sete produtos para cabelos que não estavam cumprindo normas sanitárias previstas, segundo a Agência. Em nota, a Anvisa informou que já havia impedido a comercialização de alguns dos itens, mas agora fica vedada também a sua fabricação.

No início deste mês, a agência suspendeu a comercialização da pomada Cassu Braids, por causa de registros de ocorrências de danos aos olhos de usuários, no Rio de Janeiro. O produto é usado para modelar e trançar cabelos. Consumidores relataram irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldade de enxergar ao lavarem o cabelo, depois de aplicação do produto. 

+Piso salarial do professor: quando será feito o pagamento? Veja previsão

Veja todos os produtos para cabelo proibidos

Confira abaixo todos os produtos que estão proibidos de serem fabricados:

Estabelecimentos que já tenham adquirido algum desses produtos devem suspender o uso imediatamente, conforme recomendação da Anvisa. Já quem tem tiver em casa os fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltd (CNPJ 68.722.743/0001-09) deve entrar em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que o fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.

+Mudanças na aposentadoria em 2023: saiba quais regras passam a valer neste ano

Cuidados necessários

Os produtos para trançar/modelar os cabelos regularmente entram em contato com o couro cabeludo, mas também podem entrar em contato com outras áreas do corpo. Para evitar novos casos, a Anvisa forneceu algumas recomendações para a proteção da saúde dos consumidores e de profissionais que manejam produtos cosméticos:

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil