Servidor que trabalha no sistema prisional pode ganhar adicional de periculosidade

Projeto que tramita na Câmara prevê pagamento de adicional de periculosidade para servidor público que trabalha no sistema prisional; Veja detalhes

Jean Albuquerque   Publicado em 10/10/2023, às 14h42 - Atualizado às 19h21

Agência Brasil/Arquivo

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê pagamento de adicional de periculosidade para servidor público que trabalha no sistema prisional. O PL 2217/23 é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). 

O parlamentar recorda que a legislação em vigor não concede esse direito a esses servidores. No entanto, ele já foi reconhecido em ação julgada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Segundo Mattos: “Não há como negar o estado permanente de perigo a que está submetido o trabalhador ou servidor público que exerce suas atividades em presídios”, afirmou à Agência Câmara de Notícias. 

+ Como descobrir se tenho direito ao Bolsa Família usando apenas o CPF?

Saiba como tramita o projeto 

O projeto passará por uma avaliação definitiva nas seguintes comissões: Comissão de Administração e Serviço Público, Comissão de Trabalho, Comissão de Finanças e Tributação, bem como a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania.

A sanção de um projeto legislativo no Brasil é um processo que envolve várias etapas e requer o cumprimento de procedimentos específicos. Essas etapas são fundamentais para garantir a legitimidade e a eficácia das leis que afetarão a sociedade na totalidade. Veja a seguir:

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Servidor público Adicional de Periculosidade Sistema Prissional
Sociedade Brasil