Saiba quais cidades recebem vacina da dengue e quem será imunizado

Ao todo, 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do DF, foram escolhidos para receber a vacina da dengue. Imunização contra a doença começa em fevereiro pelo SUS

Mylena Lira   Publicado em 28/01/2024, às 22h49

Divulgação/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, foram escolhidos para iniciar a vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. Nesta matéria, o JC lista todas as cidades que recebem a vacina da dengue nessa primeira leva.

Os municípios estão distribuídos em 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão o público-alvo nesse primeiro momento, devido à faixa etária concentrar o maior número de hospitalizações por dengue.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. O Ministério da Saúde esclareceu que a definição do público-alvo e das regiões prioritárias foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

A primeira remessa, que já chegou ao Brasil, contém cerca de 757 mil doses, fazendo parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda.

A vacinação, prevista para começar em fevereiro, representa uma importante estratégia para combater a propagação da dengue no Brasil, que enfrenta a circulação simultânea de todos os sorotipos do vírus. 

+Concurso Nacional Unificado ultrapassa 1 milhão de inscritos; Veja como participar

Cidades contempladas com a vacina da dengue

O Brasil se torna o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante contra a dengue pelo sistema público de saúde, com a vacina Qdenga, incorporada ao SUS em dezembro do ano passado.

Situação Epidemiológica no Brasil

O Brasil registrou 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença nas três primeiras semanas de 2024. Esse número representa um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 26 óbitos e 44.753 casos prováveis.

A diretora do departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Cruz, destacou que os quatro sorotipos da dengue circulam simultaneamente no país, incluindo o sorotipo 3, que não circulava epidemicamente há mais de 15 anos. O sorotipo 1 é atualmente classificado como predominante.

+Dinheiro Esquecido: aumentam golpes sobre valores a receber, alerta BC

Aumento de casos no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Centro de Inteligência em Saúde (CIS) aponta uma forte tendência de alta da dengue, com um aumento de 587% nos casos prováveis em relação ao mesmo período de 2023.

Oito das nove regiões do estado estão com números acima da média, e algumas áreas, como Resende, Itatiaia e Rio das Ostras, apresentam alta acima do esperado.

Emergência no Distrito Federal

O Distrito Federal declarou situação de emergência devido à explosão de casos de dengue. Nas três primeiras semanas de 2024, houve um aumento de 646% nos casos em comparação com o mesmo período do ano anterior. A região administrativa da Ceilândia lidera em incidência, com 3.963 casos. O governo local já confirmou três óbitos pela doença em 2024.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade