Restituição do Imposto de Renda: lote residual será depositado nesta quarta (30)

Quem caiu na malha e resolveu as pendências com a Receita Federal vai receber amanhã, 30 de novembro, o lote residual de restituição do imposto de renda 2022

Mylena Lira   Publicado em 29/11/2022, às 18h10

Divulgação

Quem caiu na malha e resolveu as pendências com a Receita Federal vai receber amanhã, 30 de novembro, o lote residual de restituição do imposto de renda 2022. Ao todo, serão depositados R$ 1.200.000.000,00 para 556.685 contribuintes.

Para saber se você foi incluído no lote residual de restituição do mês de novembro, basta acessar o aplicativo "Meu Imposto de Renda" ou a página da Receita na internet: www.gov.br/receitafederal. Na sequência, clique em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo (conta desativada ou informada errada, por exemplo) o crédito não for realizado na conta indicada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB. Também há a opção de ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos seguintes telefones:

+Se arrependeu de alguma compra na Black Friday? Veja quantos dias tem para desistir

O que é malha fina e como resolver?

Após ser enviada, a declaração do IR é analisada nos sistemas da Receita Federal, por meio do cruzamento de informações obtidas por outras entidades, como instituições financeiras, empresas e planos de saúde, por exemplo, que também prestam conta com o Fisco.

Caso seja encontrada alguma diferença entre os dados repassados pelo cidadão e os informados pelas entidades, a declaração é separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal. Popurlamente, porém, é conhecida como "malha fina".

A restituição do imposto de renda fica retida enquanto a declaração está em Malha Fiscal. A pendência pode ser sanada apresentando os documentos que comprovem que a informação inserida na declaração estava correta ou por meio de uma declaração retificado para corrigir o dado enviado errado ou incompleto. 

+Copa do Mundo: saiba com qual time o Brasil pode jogar nas oitavas de final

Segundo a Receita, mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina e os principais motivos que levaram à essa condição foram:

Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Sociedade Brasil