Quando o aumento de juros começa a impactar na economia? Entenda como funciona

Apesar de enfraquecer a inflação, aumentar os juros na economia pode gerar alguns efeitos problemáticos

Victor Meira   Publicado em 22/09/2022, às 17h32

Divulgação

Desde março de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC ou Bacen) promoveu aumentos seguidos na Selic, a taxa básica de juros da economia, com exceção da reunião da última quarta-feira (21). 

Durante a pandemia de covid-19, o BC decidiu reduzir os juros, para os menores patamares da história, para estimular o consumo no auge das medidas de distanciamento social. 

Por causa dos juros baixos e da demanda reprimida, a inflação anualizada, que estava na casa dos 4%, iniciou um movimento de forte alta. Em um pouco mais de um ano, ela saltou de 4,55%, em janeiro de 2021, para 12,13%, em abril de 2022, que se intensificou após a Guerra na Ucrânia. 

+Onda de frio em SP: temperatura pode chegar a 7ºC. Veja alerta da Defesa Civil

Diante disso, o Bacen adotou a estratégia de aumentar os juros para controlar a forte alta de juros. Assim, a Selic passou de 2% ao ano, em março de 2020, para os atuais 13,75%. 

Apesar de ser considerada uma ferramenta para reduzir a inflação, a alta nos juros pode gerar consequências problemáticas para a economia. Uma Selic nas alturas encarece pedir dinheiro emprestado para as instituições financeiras. 

Juros altos pode reduzir a inflação, mas gerar baixo crescimento econômico

Ainda que você não faça um empréstimo, ele irá te afetar de outras formas, como a obtenção de financiamentos e os juros aplicados no cartão de crédito. 

O juro alto promove o famoso crédito caro. O Banco Central adota essa estratégia para desestimular o consumo para reduzir os preços dos produtos. Com isso, a inflação tende a recuar. 

+Nova redução no preço do gás de cozinha é anunciada pela Petrobras; confira

Isso não afeta somente o consumidor final, mas também as empresas, principalmente aquelas vinculadas à construção civil, automóveis e outros bens com valores mais caros. 

Com menos dinheiro circulando, as empresas tendem a produzir menos. Logo, há menos produtos disponíveis no mercado e há uma tendência de baixo crescimento econômico. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade no JC Concursos

Sociedade Brasil