Procon alerta aposentados do INSS sobre golpes com empréstimos consignados e cartões de crédito

INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas. Veja como bloquear a contratação de empréstimos consignados pelo app Meu INSS

Pedro Miranda   Publicado em 12/04/2023, às 19h38

Divulgação/JC Concursos

O Procon de Maceió emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS para ficarem atentos aos golpes bancários, especialmente em relação a empréstimos consignados e cartões de crédito. Conforme o órgão, cresce o número de pessoas que são vítimas de fraudes, e geralmente, os empréstimos são realizados sem a autorização do segurado.

O diretor-executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida, afirma que os golpistas conseguem os dados dos segurados do INSS e utilizam as informações para contratar empréstimos consignados sem autorização da vítima, e o dinheiro do empréstimo vai direto para a quadrilha.

Para evitar tais situações, o Procon recomenda que os aposentados e pensionistas verifiquem o demonstrativo de pagamento para ter acesso a todas as cobranças realizadas na conta.

+++ Estado de SP tem o maior número de beneficiários do Bolsa Família. Veja ranking

INSS não entra em contato com os aposentados para solicitar dados ou senhas

Em caso de identificação de erro ou cobrança indevida, é preciso comparecer a um posto de atendimento do Procon na cidade que reside para registrar a denúncia. Outra recomendação é bloquear o benefício para o empréstimo consignado pelo aplicativo MEU INSS.

O INSS não entra em contato com os aposentados e pensionistas solicitando dados, senhas ou oferecendo empréstimos. Não é preciso fornecer informações a terceiros via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas.

No aplicativo ou site Meu INSS, há uma opção para o beneficiário bloquear a contratação de empréstimos consignados. Veja o passo a passo.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

INSS Previdência Social Governo federal Procon Aposentados
Sociedade Brasil