Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Bento XVI foi o primeiro papa que renunciou ao cargo em 597 anos. Ele atuou como pontífice entre 2005 e 2013

Victor Meira   Publicado em 31/12/2022, às 11h09

Divulgação Vaticano

O papa emérito Bento XVI, Joseph Ratzinger, morreu, neste sábado (31), aos 95 anos no Vaticano. O alemão exerceu o pontificado entre os anos de 2005 a 2013 e foi o primeiro pontífice que renunciou em quase 600 anos. No dia 28 de dezembro, o Vaticano já tinha informado que o estado de saúde de Bento XVI havia piorado por conta da idade avançada.  

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou a morte do papa emérito em nota. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [horário local], no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, diz.

+OFICIAL! Governo divulga calendário oficial do Auxílio Brasil; confira as datas de pagamento

O corpo de Bento XVI estará na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (02) e o funeral será na quinta (05), às 09h30, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Quem foi o papa Bento XVI?

Joseph Ratzinger, nasceu em Marktl am Inn, no estado da Baviera, na Alemanha, em 16 de abril de 1927. De 1946 a 1951 estudou filosofia e teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga e na Universidade de Munique, ambas na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 1951, nomeado cardeal em 1977, e prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé em 1981.

+Sistema Nexus pode integrar transações financeiras mundiais com pagamento instantâneo

Em 19 de abril de 2005, foi eleito papa, em sucessão a João Paulo II, que havia falecido 17 dias antes, em 2 de abril. De acordo com o Vaticano, Ratzinger foi eleito pelos cardeais como o 265º sucessor do apóstolo Pedro, fundador da Igreja Católica Apostólica Romana.

O papado de Ratzinger durou oito anos. Em 10 de fevereiro de 2013, o papa Bento XVI publicou uma declaração de renúncia ao pontificado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar ao cargo em 597 anos. 

Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino”, afirmou.

O mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado”, disse Bento XVI.

*com informações da Agência Brasil 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Sociedade Brasil