Nota do Enem 2020 não valerá pro SiSU, Prouni e Fies

Vale ressaltar que devido a pandemia de Covid-19, a prova do Enem 2020 será realizada no dia 17 de janeiro de 2021

Douglas Terenciano | douglas@jcconcursos.com.br   Publicado em 15/12/2020, às 10h26 - Atualizado às 10h38

Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou o calendário do Programa Universidade para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) de 2021. Com isso, os estudantes que fizerem o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão se inscrever na primeira seleção, já que as matrículas dos programas Prouni e SiSU vão acontecer em janeiro, antes do fim do exame, que terá notas divulgadas apenas em março.

De acordo com cronograma, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro. Já o SiSU abrirá de 19 a 23 de janeiro. Por fim, o Fies 2021 receberá os interessados entre 26 a 29 de janeiro.

Vale ressaltar que devido a pandemia de Covid-19, a prova do Enem 2020 será realizada no dia 17 de janeiro de 2021, com divulgação dos resultados em março. A informação é importante para os estudantes, já que a nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas que viabilizam uma vaga no ensino superior em universidades públicas e privadas.

Agora, os alunos só vão conseguir se inscrever no início do próximo ano se tiverem a nota do Enem dos anos anteriores. Consequentemente, os estudantes que fizerem a prova pela primeira vez só vão poder contar com os programas para vagas em instituições públicas e privadas no segundo semestre.

Veja o calendário do Enem, Prouni e Fies

Enem

Prouni

Fies

 

enem

Leia também

Etecs e Fatecs prorrogam inscrições para Vestibulinho e Vestibular de 2021
Vestibular 2021: veja dicas para escolha do curso nas Etecs e Fatecs
Etecs e Fatecs abrem inscrições para Vestibulinho e Vestibular do 1º semestre de 2021
Ser Educacional oferece 100 mil vagas em curso preparatório para o Enem
Unicamp não usará Enem no próximo vestibular devido a calendário

Sobre ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao final do ensino médio. Os resultados podem: possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando a continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; ser usados como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso do à educação superior, especialmente, a ofertada pelas instituições federais de educação superior; permitir o acesso do participante a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior; ser utilizados como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

Sobre INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.