Ministério da Saúde lança ferramenta com informações sobre vacinação e combate a fake news

Iniciativa do Ministério da Saúde é uma resposta à disseminação de fake news sobre vacinas. Os usuários conseguirão acessar uma variedade de conteúdos

Pedro Miranda   Publicado em 04/12/2023, às 22h45

Divulgação/JC Concursos

O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (4) um chatbot no WhatsApp para combater fake news e disseminar informações sobre vacinação. A ferramenta, que tem o nome de Ministério da Saúde Responde, está disponível para todos os usuários do aplicativo.

Ao enviar a primeira mensagem, o usuário terá acesso a algumas opções para escolha. Entre elas, uma relativa à vacinação, com informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses. A opção “Informações sobre as vacinas” detalha características, benefícios e importância dos imunizantes.

A opção voltada ao combate à desinformação foi criada com o objetivo de desmentir fake news sobre vacinas. Há também uma seção com perguntas e respostas. “O chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos”, acrescentou o ministério.

Através da plataforma, os usuários conseguirão acessar uma variedade de conteúdos, incluindo o horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de possibilitar o agendamento de consultas por meio do aplicativo ConecteSUS.

Iniciativa do Ministério da Saúde é uma resposta à disseminação de fake news sobre vacinas

As informações falsas sobre os imunizantes tem sido um obstáculo para a recuperação das altas coberturas vacinais do Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o país registrou uma queda de 18% na cobertura vacinal contra o sarampo entre 2020 e 2022.

O chatbot é uma ferramenta importante para combater a desinformação e disseminar informações confiáveis sobre vacinação. A ferramenta é gratuita e está disponível a qualquer hora.

O que o chatbot pode fazer?

Como acessar o chatbot?

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Fake News Saúde Vacinação Ministerio da Saúde
Sociedade Brasil