Manobra de empresas do varejo permite uso do saque aniversário do FGTS. Entenda

Além do saque aniversário do FGTS, lojas estão financiando a compra com parcelas atreladas à conta de luz

Victor Meira   Publicado em 23/08/2022, às 14h09

Agência Brasil

Com juros e inflação na casa dos dois dígitos, a inadimplência é uma das principais preocupações das empresas varejistas. Entretanto, o setor ainda precisa se recuperar após a crise da pandemia de covid-19. Diante disso, companhias do varejo estão realizando algumas manobras para permitir a compra com o uso saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Vale destacar que o saque integral do FGTS só é permitido para a compra da casa própria, demissão sem justa causa ou outros problemas relacionados à saúde do trabalhador. 

Durante a pandemia de covid-19, o governo federal autorizou o saque parcial do FGTS, com valor de até R$ 1 mil, no mês de aniversário dos trabalhadores. É nesse dinheiro que as empresas varejistas estão de olho. 

+Pagamento do PIS Pasep terá aumento em benefício do trabalhador

Inclusive, há outras estratégias, como a inclusão das parcelas na conta de energia, cartão de crédito próprio e facilitação na análise de crédito para os carnês. 

“Entre as condições de pagamento, estão o cartão próprio do grupo. Além disso, o cliente da Enel pode usar a conta de luz para comprar em 24 vezes, como se fosse um carnê para o pagamento. O consumidor também pode verificar o saldo e usar o FGTS para antecipar o saque-aniversário e fazer compras na loja”, afirma Eduardo Rocha, diretor Comercial e de Marketing das lojas Tubarão ao jornal Extra. 

Diante disso, os especialistas da área de educação financeira alertam sobre os riscos de endividamento ao comprar parcelado com desconto na conta de luz ou usar os recursos do FGTS como garantia. 

+PIS Pasep acumulados provocam alteração no calendário de pagamentos. Veja datas

“Para quem está concedendo o crédito, o pagamento já está garantido, baseado no saldo que o trabalhador tem. Mas ele perde sua poupança numa situação de desemprego”, explica Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), também ao jornal carioca. 

+++Acompanhe as principais informações sobre o saque FGTS na editoria de Sociedade do JC Concursos

Sociedade Brasil